Semace e Corpo de Bombeiros farão fiscalização compartilhada

9 de dezembro de 2020 - 09:54

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) reuniu-se com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI/CBMCE). Ocorrido no último dia 25 de novembro, na sede da Semace, o objetivo do encontro foi o de alinhar procedimentos para fiscalização compartilhada entre os órgãos.

Participaram da reunião, Alberto Mendes, Superintendente da Autarquia Estadual, Coronel Wagner Alvez Maia, Edilson Holanda, Assessor de Desenvolvimento Institucional, Pablo Mapurunga, Gerente de Fiscalização da SEMACE e Lis Ribeiro do Corpo de Bombeiros. “Discutimos várias ideias acerca das ações, conforme o Termo de Cooperação Técnica, publicada no dia 9 de novembro, no Diário Oficial do Estado”, disse Mendes.

Para o Coronel Wagner Alves, além da proteção e da prevenção contra incêndio, o meio ambiente também constitui uma missão da corporação. “A celebração dessa parceria foi acolhida de forma tão natural, sendo o objetivo das instituições o fortalecimento da segurança das edificações e a preservação da natureza”, afirmou.

O compartilhamento de ações faz parte da estratégia de ampliar cada vez mais os serviços de vistorias do CEPI/CBMCE, que prevê a aproximação com diversos órgãos como: Superintendência Regional do Trabalho (SRT), Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), assim como vários outros que de uma forma ou outra estão envolvidos no processo de certificação das edificações, realizado pelo CBMC.

Semace

A Semace é uma autarquia vinculada à Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e tem como missão, “promover a sustentabilidade ambiental e a melhoria da qualidade de vida no Ceará, através do licenciamento, monitoramento e fiscalização”.