Praia da Sabiaguaba é inclusa no Boletim de Balneabilidade

20 de novembro de 2020 - 14:37

Mais um ponto foi inserido no Boletim das Praias de Fortaleza da Superintendência Estadual do Meio Ambiente – SEMACE. A praia localizada entre a foz do rio Cocó e a rua Sabiaguaba é o novo ponto de monitoramento. Ele foi escolhido pela equipe técnica da SEMACE pelas solicitações da população e pela grande frequência de banhistas.

Mas o que é balneabilidade? “A balneabilidade é a medida das condições sanitárias das águas destinadas a recreação de contato primário (direto). É realizada através do monitoramento de organismos indicadores da presença de patógenos que causam doenças por contato por águas contaminadas, como as gastroenterites, doenças de pele, entre outras.” Explica Gustavo Gurgel, gerente da GEAMO – Gerência de Análise e Monitoramento da instituição.

“O monitoramento é realizado com base na Resolução CONAMA nº 274/2000, que define os critérios para a balneabilidade em águas brasileiras. A SEMACE classifica as praias como próprias ou impróprias, tendo como indicadores: os coliformes termotolerantes; e/ou enterococos; e/ou escherichia coli. Mesmo sendo a praia considerada própria, é bom evitar o banho, quando ocorrem circunstâncias que desaconselham a recreação, como a presença de derramamento de óleo, bloom (florescência de algas, maré vermelha)…” De acordo com o Gustavo.

No boletim, o monitoramento do novo ponto se encontra com um asterisco, porque de acordo com a Resolução CONAMA nº 274/2000 é necessário um conjunto de 5 análises de consecutivas para a classificação das condições da água no trecho avaliado. Desta forma, como o ponto foi adicionado entre os dias 9 e 13 de Novembro, ainda não é possível determinar se esse ponto é próprio ou impróprio para o banho.

Desde a década de 70, as praias cearenses são monitoradas, através da coleta e análise de amostras por técnicos capacitados e qualificados. As amostras são enviadas para o laboratório microbiológico do órgão e são analisadas por metodologias validadas internacionalmente.

Se a praia escolhida por você, é considerada própria, você terá menor probabilidade de adquirir doenças que são transmitidas por águas contaminadas. Por isso a importância de consultar o Boletim de Balneabilidade da Semace, disponível no site do órgão (consulte aqui) e no aplicativo (Semace Mobile).

Imagem: Divulgação gratuita/Pixabay