Semace debate desmatamento, queimada e desertificação em tempo de emergência ambiental

28 de agosto de 2020 - 12:27 # # # # #

Alberto Perdigão Assessor de Comunicação da Semace (85) 3101-5554

Tele de computador mostra encontroDesmatamento, queimada e desertificação foram os temas em discussão, nesta quinta-feira (27), na retomada do projeto Diálogos Ambientais, promovido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). A nova edição da série de palestras de especialistas seguidas de debate foi realizada remotamente e há um mês meses de decretado Estado de Emergência Ambiental no Ceará. O Decreto nº 33.687/2020, até então inédito no estado, foi motivado pelo maior risco de incêndios florestais e queimadas, e segue em vigor até janeiro de 2021.
 
Falaram o diretor da Diretoria Florestal da Semace, Adirson Freitas, que é engenheiro Florestal formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e tem cursos na área de manejo florestal. E a gerente da área de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Margareth Carvalho. O encontro foi realizado em parceria com o IFCE, campus de Jaguaribe e do Núcleo Audiovisual Jaguaribe. A mediação foi feita pelo professor do IFCE, Marcos Vieira.

Proibido

Adirson Freitas apresentou os sistemas nacional e estadual que controlam a exploração de madeira e explicou o processo de autorização para o uso de fogo controlado. As autorizações são proibidas para áreas de reserva legal, de preservação permanente ou próximas a rodovias e linhas de transmissão de energia. E estão suspensas, até dezembro, pelo estado de emergência federal, que também visa a prevenir incêndios florestais, no semestre de ventos fortes, temperaturas elevadas e baixa umidade do ar em grande parte do território nacional.

Consequência

“As consequências são as piores possíveis, como danos à saúde e impactos sociais”, alertou o diretor da Semace. “O infrator fica obrigado a recuperar a área além de pagar multa e pode pegar de dois a quatro anos de reclusão”, completou.
 
Palestras como a apresentada nos Diálogos Ambientais podem ser solicitadas à Diretoria Florestal da Semace por prefeituras, sindicatos rurais e outras instituições. O agendamento é feito pelo e-mail atendimento.diflo@semace.ce.gov.br ou pelo telefone (85) 3101.5546.