Fumaça negra: um motorista é multado a cada três dias no CE

5 de novembro de 2019 - 11:51 # #

Alberto Perdigão
Assessor de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554

Servidores da Semace em blitz da Fumaça NegraUm veículo movido a óleo diesel é multado a cada três dias, no Ceará, por emitir fumaça negra. O número é parte do relatório parcial, referente ao período de junho a outubro, da operação Fumaça Negra, realizada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). De acordo com a contagem, 51 motoristas foram multados, no período, por emitir efluente gasoso com negrume acima do parâmetro máximo permitido, o que corresponde a 6,3% do total de 813 veículos vistoriados.
 
A operação Fumaça Negra vistoria ônibus, caminhões, caminhonetes, vans e carros esportivos e de passeio. As barreiras são montadas nos principais corredores de tráfego do transporte de carga e de passageiros, de Fortaleza e das cidades de maior porte do estado. As ações têm o apoio do órgão de trânsito local. O exame é feito por meio de um cartão que aponta a cor da fumaça expelida. As multas para o motorista infrator variam de R$ 1.861,99 a R$ 7.447,73, de acordo com o negrume da fumaça.

Fortaleza

As próximas blitze da Fumaça Negra serão realizadas, quinta e sexta-feira (7 e 8), em Fortaleza. Outras quatro ações de monitoramento serão realizadas até dezembro, em Itapipoca, Sobral, Tianguá e Canindé (18 a 22/11); Fortaleza (27 e 28/11); Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha (9 a 13/12); e Canindé, Baturité e Quixadá (16 a 19/12). Os locais e horários das abordagens não serão divulgados, para não atrapalhar o sucesso da operação.
 
De acordo com o gerente de Análise e Monitoramento da Semace, Gustavo Gurgel, o exame preventivo deve ser realizado periodicamente, na oficina de preferência do proprietário, de acordo com as especificações do manual do veículo. A vistoria também pode ser feita na sede da Semace (Rua Jaime Benévolo, 1400 – bairro de Fátima), em horário comercial, bastando que o interessado agende o procedimento pelo telefone (85) 3101.5537.