Praias do litoral oeste estão livres de óleo

18 de outubro de 2019 - 18:16 # # # # # #

Kitesurfista se prepara para decolar no marAs 18 praias do litoral oeste do estado estão aprovadas para banho. A informação é do boletim extraordinário de balneabilidade do litoral cearense divulgado, nesta sexta-feira (18), pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). O litoral oeste vai de Icaraí, em Caucaia, até Preá, em Cruz. O boletim reflete a situação favorável das praias, três semanas depois do início das ações de limpeza do óleo derramado em alto mar, que atingiu áreas de banho. A remoção da substância foi realizada pela Semace e prefeituras.
 
No litoral leste, que vai da Cofeco, em Fortaleza, a Redonda, em Icapuí, a Semace verificou a ocorrência de óleo em seis das 17 praias analisadas. Estão impróprias para banho Cofeco, Prainha (Aquiraz); Barro Preto, Tabubinha e Praia das Fontes (Beberibe); e Majorlândia (Aracati). Veja o boletim completo do litoral leste aqui. Ao todo, 35 praias do estado são monitoradas mensalmente pela Semace no litoral que fica além da zona urbana de Fortaleza.

Orla de Fortaleza

Em Fortaleza, as onze praias da zona leste estão próprias para banho. O trecho vai do Farol ao Caça e Pesca e inclui toda a praias do Futuro. O setor recebeu ações de limpeza, para remover o óleo. Na zona centro, que inclui as praias do Mucuripe, Meireles e de Iracema, seis das sete praias analisadas estão próprias. A exceção é a faixa que vai da Praia do Botes ao monumento do jangadeiro, no Mucuripe. Três praias estão localizadas no canteiro da obra de requalificação da Beira-Mar, por isso não tiveram amostras de água do mar colhidas para análise.
 
Na zona oeste, entre o Centro e a Barra do Ceará, quatro das praias observadas pela Semace estão próprias. De acordo com o boletim, nenhuma praia foi reprovada pela ocorrência de óleo. Veja o boletim de Fortaleza aqui.