Semace faz campanha contra o risco de incêndio florestal

3 de outubro de 2019 - 13:46 # # #

Alberto Perdigão
Assessor de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554

Madeira pegando fogo em incêndio florestalEmissoras de rádio de 15 municípios começam a divulgar, nesta sexta-feira (4), a campanha publicitária que alerta o produtor rural para o risco da ocorrência de incêndio florestal, nesta época do ano. A veiculação voluntária atende ao pedido da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), que atua em parceria com o Ibama na prevenção do fogo. Os municípios a serem visitados compõem a lista dos dez que mais apresentaram focos de queimadas em 2018 e 2017. O esforço tem o apoio das secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente das prefeituras.
O esforço começa pelas rádios de Canindé, no Sertão Central, que apresentou mais de 100 focos de incêndio, nos dois anos do levantamento. Foram 104, em 2018, e 112, no ano anterior. Completam a lista da liderança no número de focos de 2018 Boa Viagem, Crateús, Santa Quitéria, Granja, Maranguape, Icó, Cariús, Cascavel e Itapipoca; Araripe, Amontada, Acaraú, Sobral e Trairi estiveram no grupo dos dez de 2017, mas conseguiram sair.
O período que se estende de setembro a dezembro é marcado pela elevação da temperatura e pela queda da umidade do ar. Os fatores combinados tornam biomas como a Caatinga nordestina e o Serrado do Centro-Oeste do país vulneráveis à ocorrência de incêndios. Parte da perda da cobertura vegetal e o impacto sobre a vida animal é provocada pelo uso do fogo na limpeza do terreno destinado ao plantio, que só começará na volta da chuva.
Para ouvir ou copiar os spots da campanha clique aqui.
Fogo controlado
Outra medida de prevenção aos incêndios foi a suspensão das autorizações para o uso do fogo controlado. A medida do Ibama é cumprida no Ceará pela Semace. Novas solicitações só serão aceitas, em janeiro de 2020. “Temos de evitar incêndios florestais, especialmente nesta época do ano em que a incidência dos ventos é maior e a vegetação encontra-se mais seca devido as altas temperaturas”, explicou o diretor Florestal da Semace, Adirson Freitas.
Fogo em números
Em 2017 foram registrados 3.515 focos de incêndio no Ceará. Em 2018, foram 3.034 focos, o que representa uma queda de 13,68% em relação ao total, ou 481 focos a menos. Em 2017, os 10 municípios com maior número de focos totalizavam 851 ocorrências. Em 2018, este número caiu para 712.
Denúncias
As prefeituras estão sendo acionadas para que divulguem a proibição e impeçam o uso do fogo no período de recesso. As queimadas devem ser denunciadas à Semace pelo telefone 0800.2752233 ou pelo aplicativo da autarquia. O responsável pagará multa, calculada de acordo com a área atingida e o rendimento lenhoso estimado, além de ficar obrigado a reflorestar a terra.
Outras informações
Podem ser obtidas no Núcleo de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevfogo-CE), pelo telefone (85) 3307.1156, ou nos sites do INPE: www.inpe.br/queimadas/bdqueimadas e www.inpe.gov.br/queimadas/ciman.