Banhista deve evitar praias com óleo

27 de setembro de 2019 - 16:58 # # # #

Alberto Perdigão
Assessor de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554

Pai leva filho pela mão para tomar banho de marO banhista deve evitar as praias com ocorrência de óleo, mesmo que o trecho esteja próprio para banho. O Alerta é da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), que divulgou, nesta sexta-feira (27), o boletim semanal de balneabilidade das praias de Fortaleza.
 
Dos 31 trechos analisados, 22 estão próprios para banho. A situação é mais favorável nas zonas leste e centro, que incluem as praias do Futuro, Mucuripe, Meireles e de Iracema. A única faixa imprópria está compreendida entre o Farol, no Serviluz, e o monumento dos jangadeiros, no Mucuripe.
 
Na zona oeste, que vai da rua Padre Mororó, no Centro, até a Barra do Ceará, quatro das dez praias monitoradas estão próprias para atividades de esporte e lazer. Veja o boletim completo aqui. Para localizar as praias próprias no mapa da orla, clique aqui.

Óleo

O boletim de balneabilidade da Semace segue a metodologia estabelecida na Resolução Conama nº274/2000. São consideradas impróprias as praias com alta proporção de coliformes termotolerantes na amostra de água do mar examinada ou que os apresentam, de forma recorrente, mesmo que em nível moderado.
 
A praia também é condenada, sem a necessidade do exame laboratorial da água, quando são avistados resíduos sólidos (lixo), como tufos ou flocos de óleo no mar ou na areia. “Pode não ter óleo na praia, na hora da coleta, e a praia vir a ser contaminada depois”, explicou o gerente de Análise e Monitoramento da Semace, Gustavo Gurgel.
 
“Por isso, alertamos o banhista para que observe se há óleo na praia e, sendo o caso, que considere ele mesmo a praia imprópria para banho”, apelou.

Litoral do estado

A Semace recolheu amostras da água do mar das 35 praias dos litorais leste e oeste do estado. O objetivo do monitoramento é medir o impacto ambiental causado pela mancha de óleo que atingiu o litoral cearense. A análise está sendo realizada no laboratório da autarquia, com conclusão prevista para segunda-feira (30).