Diálogos Ambientais debatem zoneamento ecológico da costa

4 de setembro de 2019 - 22:05 # # #

Alberto Perdigão
Assessor de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554

Superintendente Carlos Alberto Mendes fala na abertura do Diálogos AmbientaisO Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Estado do Ceará (ZEEC) foi o tema em discussão, nesta quarta-feira (4), na terceira edição dos Diálogos Ambientais, promovido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). A série de palestras seguidas de debate aberto ao público coloca em pauta temas de alta relevância para o desenvolvimento sustentável do Ceará. Os temas anteriores foram o monitoramento ambiental e a política de licenciamento adotada pelo estado.
 
O auditório da autarquia ficou lotado de profissionais dos setores público e privado, professores e estudantes de áreas relacionadas ao meio ambiente. O superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes, abriu o encontro. “Os Diálogos estão se consolidando como um evento técnico e o público reconhece a capacidade da Semace em discutir as temáticas ambientais”, afirmou Mendes. “A parceria com a Secretaria do Planejamento e Escola de Gestão Pública tem dado um bom resultado”, completou.
 
Os Diálogos Ambientais tiveram como palestrantes o doutor em geografia e professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Marcos Nogueira de Souza, e o pós-doutor em geografia e professor da mesma universidade, Fábio Perdigão. “Importante escutar os atores sociais de cada região litorânea, buscando os interesses de cada um no zoneamento”, afirmou Perdigão. “O zoneamento é feito em bases científicas, colocando na mesa o que possível fazer para que haja o desenvolvimento sustentável do litoral”, concluiu.
 
A mediação foi da diretora de Fiscalização da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e integrante da comissão de avaliação dos produtos e subprodutos referentes a atualização do projeto ZEEC, Carolina Braga. Para saber mais sobre o projeto do Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira clique aqui.