Diálogos Ambientais discutirão zoneamento costeiro

22 de agosto de 2019 - 19:22 # #

Alberto Perdigão
Assessor de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554

Cartaz dos Diálogos AmbientaisO Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Estado do Ceará (ZEEC) será o tema em discussão na terceira edição dos Diálogos Ambientais. O seminário aberto ao público será realizado, no dia 4 de setembro (quarta-feira), a partir das 14 horas, no auditório da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Rua Jaime Benévolo, 1400 – Fátima).

A inscrição para o Diálogos Ambientais pode ser feita pessoalmente, na sede da Semace, ou pela internet, por meio do link de matrícula da Escola de Gestão Pública (EGP), até o limite de 100 vagas. Podem participar profissionais dos setores público e privado, professores e estudantes de áreas relacionadas ao meio ambiente. Os presentes receberão certificado de participação.

“O objetivo é discutir de forma ampla e participativa o projeto de ZEEC em execução, a partir do contraponto entre o olhar de quem elabora o estudo e o olhar da sociedade cearense”, afirmou a superintendente-adjunta da Semace e coordenadora dos Diálogos Ambientais, Virgínia Carvalho.

Palestrantes

A temática será apresentada pelo doutor em Geografia e professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Marcos Nogueira de Souza, e pelo pós-doutor em geografia e professor da mesma universidade, Fábio Perdigão.

A mediação será feita pela diretora de Fiscalização da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e integrante da comissão de avaliação dos produtos e subprodutos referentes a atualização do projeto ZEEC, Carolina Braga.

Representantes do mercado e da sociedade com assento no Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) foram convidados a contribuir com o debate.

Programa

Os Diálogos Ambientais darão destaque aos antecedentes do Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Ceará. Cinco temas serão abordados, ao longo de três horas de trabalho: fundamentação legal pertinente; metodologia e bases teóricas; sistemas e setores ambientais estratégicos; fragilidade natural e potencialidades de uso; e relações entre ZEE e licenciamento ambiental.