Semace apresenta sistema para produtos de origem florestal em mais seis municípios

7 de agosto de 2019 - 11:09 # # # #

Alberto Perdigão
Assessor de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554

Turma treinada no Sinaflor Itinerante no mês de julhoA Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) começará, nesta quinta-feira (8), por Baturité, a série de seis treinamentos, que serão realizados este mês, para ampliar a utilização do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor), do Ibama. O curso Sinaflor Itinerante é oferecido pela diretoria Florestal da Semace para servidores das áreas de agricultura e de meio ambiente das prefeituras do Maciço de Baturité. Funcionários de órgãos que atuam na extensão rural e representantes de sindicatos de trabalhadores rurais da região também podem participar.

O treinamento é condição para credenciar o município a acessar à área interna do Sinaflor. O credenciamento é feito, no Ceará, pela Semace. O curso apresenta o Sinaflor e o passo a passo de como cadastrar um empreendimento ou de como inscrever um projeto no sistema, até o envio para o órgão ambiental. Também são mostrados casos atendidos pela Semace das diversas atividades, que o Sinaflor abrange, e de áreas em que é dispensada a solicitação de autorização.

Programação

O Sinaflor Itinerante seguirá segunda-feira (12) Quixelô, depois Jucás (13), Milhã (14), Itapipoca (21) e Limoeiro do Norte (29). Em setembro, entram na programação os municípios de Orós, na região Centro-Sul, Crato Juazeiro do Norte e Barbalha, no Cariri. Em julho foram atendidos outros cinco municípios e cidades do entorno: Sobral, Mombaça, Solonópole, Iguatu e Acopiara.

O curso é gratuito e pode ser agendado pelas prefeituras, sindicatos e outras entidades interessadas pelo telefone (85) 3264.8137.