Semace faz exame extra da qualidade da água do Cocó

10 de julho de 2019 - 12:15 # # # # #

Alberto Perdigão
Assessor de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554

Laboratório da SemaceA Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) divulgará, na próxima quarta-feira (17), o resultado do exame laboratorial extraordinário, que está sendo realizado com amostras da água do rio Cocó. O exame atende ao pedido da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que busca uma explicação para a mortandade de peixes avistada, sábado passado (6), no trecho do rio correspondente ao bairro Boa Vista. A análise é realizada nos laboratórios da Semace, de acordo com a Resolução Conama nº 357/2005, que estabelece os métodos e os parâmetros a serem observados.

Quatro amostras da água do rio foram colhidas, nesta terça-feira (9), três delas no local do avistamento e uma na barragem do Cocó, no Conjunto Palmeiras. “O objetivo é comparar a qualidade da água nos dois ambientes e tentar esclarecer onde teria ocorrido a suposta contaminação”, afirmou o gerente de Análise e Monitoramento da Semace, Gustavo Gurgel. “É o exame que vai dizer o índice de oxigênio dissolvido e outros elementos importantes na análise, como nitrato, nitrito amonial, sulfato e sulfeto, que podem ajudar a explicar a causa da morte do pescado”, explicou.

Saiba mais

A Semace monitora regularmente a qualidade da água do rio Cocó. Os exames são realizados a cada três meses, com oito amostras colhidas da nascente à foz. Os exames esclarecem sobre a qualidade da água, mas não apontam o agente causador de possíveis contaminações. O avistamento da mortandade de peixes e de outros animais pode ocorrer em local diferente da área que foi contaminada.
A contaminação pode ser causada por resíduos sólidos, como entulho e lixo, ou por efluentes líquidos, como esgoto e soluções com elementos estranhos à água do rio. Os cantaminantes podem ser lançados ao rio ou às margens e, depois, carreados pelo lençol freático ou pela água da chuva. Podem ser lançados ainda por residências ou empreendimentos localizados às margens, e por agentes que vêm de outras localidades.

Denúncias

A Semace recebe denúncias de possíveis contaminações supostamente causada por empreendimentos, como fábricas e estabelecimentos comerciais. O interessado pode usar o Disque Natureza 0880.275.2233 ou utilizar o aplicativo da Semace, que está disponível para baixar nas lojas especializadas da internet. Os fiscais são deslocados ao até o estabelecimento e, dependendo do caso, podem autuar, aplicar multas ou embargar a atividade.

Se a contaminação vier de esgoto doméstico, a denúncia pode ser feita à Cagece, pelo telefone  0800.275.0195. Se for de residências de Fortaleza, também pode ser acionada a Agência de Fiscalização (Agefis), pelo telefone 156. Os casos flagrantes de contaminação devem ser denunciados à Polícia Militar, pelo telefone 190. Dependendo do caso, a polícia pode prender os responsáveis, isolar a área e até acionar a Defesa Civil.