Estação móvel mapeará qualidade do ar

28 de junho de 2019 - 11:42 # # # #

Alberto Perdigão
Assessor de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554

Estação de monitoramento da qualidade do ar da Semace estacionada em frente à Reitoria da UFCUma estação móvel de monitoramento da qualidade do ar percorrerá o Ceará, a partir de julho, para mapear o nível de poluição atmosférica no estado. O equipamento adquirido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) será inaugurado, nesta terça-feira (2), às 10 horas, no jardim da Reitoria da Universidade Federal (UFC), onde está funcionando em fase experimental. Os dados da qualidade do ar coletados pela estação já estão disponíveis on-line, para a consulta de pesquisadores, de agentes do Estado e do mercado, e de interessados da sociedade.
 
O ato incluirá uma explicação técnica sobre a estação e sobre como ela será utilizada. O equipamento é o primeiro do gênero a funcionar no estado. A Semace já monitora a qualidade do ar por meio de uma estação fixa, na área do Porto do Pecém, desde dezembro de 2016. Durante o ato de inauguração, Semace e UFC assinarão um termo de cooperação para a utilização conjunta dos dados. De acordo com o gerente de Análise e Monitoramento da Semace, Gustavo Gurgel, “outros convênios serão assinados com outros centros de pesquisa”.

Monitoramento

A estação móvel montada no Brasil com tecnologia dos países mais avançados no monitoramento da qualidade do ar custo R$ 1,456 mil. O equipamento é capaz de identificar os níveis de 16 elementos químicos encontrados na atmosfera, entre eles materiais particulados inaláveis (PTS, PM10 e PM 2,5), monóxido de carbono (CO), ozônio (O3), óxido de nitrogênio (NOX) e dióxido de enxofre (SO2).
 
Nos primeiros dois anos de funcionamento, a estação colherá dados em 24 pontos diferentes do estado, duas vezes por ano, de forma a mapear a qualidade do ar. Os locais serão escolhidos por três critérios técnicos: o número de denúncias de poluição atmosférica recebidas pela Semace; vulnerabilidade da área à contaminação por efluentes gasosos, como zonas industriais; e representatividade no território cearense.
 
“Quando houver identificação de poluentes ou manchas de qualidade em algum local, será acionado o setor de fiscalização da Semace, que investigará a área, para que sejam tomadas as medidas corretivas ou punitivas de acordo com a legislação”, completou o gerente.