Operação Fumaça Negra: Semace multa motoristas que poluem o ar

5 de junho de 2019 - 11:55 # # # #

Alberto Perdigão
Assessor de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554

Técnicos da Semace mede negrume da fumaça emitida por caminhãoProprietários de veículos movidos a óleo diesel que emitem fumaça com negrume acima do aceitável por lei voltaram a ser multados pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), nesta quarta-feira (5), na primeira blitz da operação Fumaça Negra do ano. Até dezembro, a Semace realizará blitze, na capital em mais nove cidades onde é maior o tráfego de caminhões, ônibus vans e caminhonetes.
 
A primeira operação foi realizada na avenida Osório de Paiva, no Canindezinho, como parte da programação relativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Cerca de 100 veículos foram abordados durante a manhã. Na primeira hora e meia, seis motoristas foram multados. Um deles foi autuado por emitir fumaça com índice de 80% de negrume, segundo a escala Ringelmann, e os demais com 60%.

Prevenir a multa

As multas para os motoristas que poluem o ar podem chegar a R$ 7.447,73. O valor pode ser reduzido à metade, se o motorista reapresentar o veículo à Semace, no prazo de 15 dias, com a emissão de fumaça ajustada. Vistorias preventivas também podem ser feitas, na sede da Semace (Rua Jaime Benévolo, 1400 – bairro de Fátima), em horário comercial. O interessado agendar o procedimento pelo telefone (85) 3101.5537.
 
A operação Fumaça Negra da Semace continua, nesta quinta-feira (6), em outro corredor de tráfego de veículos pesados. Também receberão a operação os municípios de Crateús, Canindé, Baturité, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Itapipoca, Sobral e Tianguá. O dia, hora e local das blitze não serão informados.