Semace volta a fazer operação Fumaça Negra no Dia Mundial do Meio Ambiente

4 de junho de 2019 - 10:55 # # # #

Alberto Perdigão
Assessor de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554

Cano de escapeA Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) voltará a realizar blitze da operação Fumaça Negra, em Fortaleza, nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente. A operação durará dois dias, com a realização de abordagens em dois corredores de tráfego intenso de veículos movidos a óleo diesel. As multas para motoristas com veículos expelindo fumaça preta fora dos limites previstos na legislação variam de R$ 1.861,99 a R$ 7.447,73.
 
Ao ser abordado, o motorista terá de acelerar o veículo, com a finalidade de produzir a fumaça que servirá de amostra. A vistoria dos veículos será realizada por técnicos da Semace, por meio da observação visual. A medição da intensidade do negrume indicador de poluição contido na fumaça será feita através da Escala de Ringelmann impressa numa cartela padronizada. O local e o horário das ações não foram divulgados pela Semace. A operação terá o apoio da AMC.

Outras cidades

Esta será a primeira de uma série de blitze da operação Fumaça Negra da Semace, que segue até dezembro. As ações serão realizadas em outras nove cidades: Crateús, Canindé, Baturité, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Itapipoca, Sobral, Tianguá. Nas operações anteriores, os técnicos da Semace aplicaram multas a proprietários de caminhão, ônibus e caminhonetes que relataram não estarem em dia com a revisão preventiva do veículo.

Revisão preventiva

De acordo com o gerente de Análise e Monitoramento da Semace, Gustavo Gurgel, o exame preventivo deve ser realizado periodicamente, na oficina de preferência do proprietário, de acordo com as especificações do manual do veículo. A vistoria também pode ser feita na sede da Semace (Rua Jaime Benévolo, 1400 – bairro de Fátima), em horário comercial, bastando que o interessado agende o procedimento pelo telefone (85) 3101.5537.