Semace disponibiliza informações georreferenciadas de fiscalização

21 de dezembro de 2018 - 13:29 # # #

Rafaela Leite
Estagiária de jornalismo da Semace
(85) 3101-5554


Demonstrando compromisso com a transparência no serviço público, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) disponibilizou, nesta sexta-feira (21), mapas, planilhas e arquivos, com informações georreferenciadas de sanções administrativas aplicadas pela Diretoria de Fiscalização (Difis). O compilado é resultado inicial de um projeto de estruturação para um Sistema de Informações Geográficas (SIG), que integrará todos os dados da autarquia. O objetivo é ampliar e simplificar a interface de comunicação com a sociedade.
 
Os arquivos, referentes ao período entre janeiro de 2012 e setembro de 2018, apresentam dados de autos de infração e dos termos de embargo administrativo. O público também pode visualizar as áreas onde estão sendo executados projetos de recuperação acompanhados pela Difis, que tiveram Termo de Compromisso de Recuperação de Danos Ambientais (TCRDA) firmados entre a Semace e os autuados.
 
As informações indicam os lugares onde houve denúncia procedente e, consequentemente, a adoção de providências tomadas pela Semace. “Trata-se da possibilidade de visualização espacial das infrações ambientais, permitindo análises de distribuição e contexto, auxiliando no planejamento e na comunicação com o público em geral”, informou a fiscal ambiental e assessora técnica responsável pelo projeto, Liliana Mota. “Os dados também são importante fonte de informação para gestores públicos, pesquisadores, profissionais da área ambiental e estudantes”, concluiu.

Sistema de Informações Geográficas

A organização dessas informações em um Banco de Dados Geográfico é o primeiro passo para a criação de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) da Semace, uma ferramenta eficiente de gestão ambiental para o Estado do Ceará. Uma vez espacializados, os atos administrativos da superintendência poderão ser consultados e integrados a outras bases georreferenciadas. Isso permitirá a sobreposição de temas e a interpolação de dados, um salto em direção à melhores práticas de gestão ambiental.

Os arquivos estão disponíveis na aba Fiscalização Ambiental do nosso site, e podem ser acessados clicando aqui.