Semace realiza autuações em ação da campanha Abraço Jeri

29 de junho de 2018 - 12:23 # #

Alberto Perdigão
Assessor de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554

Fotografia de um carro da Semace em frente a um dos locais autuados. Ao lado do carro estão um fiscal folheando alguns papéis e um homem de blusa branca

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) autuou dois estabelecimentos, uma lavanderia e um hotel, na vila de Jericoacoara. O primeira por descumprimento de embargo, imposto pela autarquia em maio deste ano, e o segundo por funcionar sem licença ambiental. As sanções foram aplicadas durante ação fiscalizatória de “revisita” realizada, esta semana (25 a 28), naquela praia. Os responsáveis de ambos os estabelecimentos foram orientados a pedir o licenciamento, como previa a campanha Abraço Jeri e Cuido do Meio Ambiente, que envolve outros órgãos do estado e da União.

De acordo com a gerente de Execução de Fiscalização da Semace, Ana Maria Maia, o embargo da lavanderia está mantido, até que o estabelecimento apresente o pedido regularização de licença de operação. “Um novo descumprimento acarretará em novas multas, de maior valor, e na comunicação do crime ao Ministério Público Estadual”, advertiu a gerente. Outros cinco hotéis e pousadas foram revisitados pela Semace. “Nenhuma infração ambiental foi constatada nestes meios de hospedagem, mas os estabelecimentos seguirão sob observação”, completou.

Também fazem parte da campanha Abraço Jeri e Cuido do Meio Ambiente a Secretaria das Cidades, Cagece, Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Ceará (Arce), Ministério Público do Estado do Ceará (MPE/CE), Instituto Chico Mendes (ICMBio), além da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara e entidades locais.