Jardim Botânico de São Gonçalo

9 de dezembro de 2010 - 09:34

O JARDIM BOTÂNICO DE SÃO GONÇALO localiza-se no município de São Gonçalo do Amarante, numa área com 19,8 hectares. Foi entregue à sociedade cearense em 14 de dezembro/2002, mas seu diploma legal data de 08 de março de 2003, através do Decreto Municipal N° 799/03.

O projeto paisagístico é do discípulo de Burle Marx, o arquiteto Ricardo Marinho. Logo na entrada do Jardim tem o prédio da administração com um auditório, uma biblioteca, galeria de imagens, ambulatório e centro de informações além de uma pequena loja para venda de publicações e souvenirs. Ao longo do percurso foram projetadas quatro praças, com bancos, pérgolas e jardins, bebedouros e painéis informativos e quatro áreas para descanso.

O local é bucólico, ideal para concertos ao ar livre e apresentações teatrais. Na composição do ambiente, palmeiras e cactus, vegetações de cerrado, restinga e caatinga, bromélias, orquídeas e samambaias, além de jardins de fragrâncias e plantas medicinais, sem faltar as flores, esculturas e praças para que o visitante fique aos quatro ventos.

LOCALIZAÇÃO E ACESSO

Distante 56km de Fortaleza localiza-se às margens da Rodovia CE-022, na localidade de Pecém. As vias de acesso são as CE-423 e BR-222.

ECOSSISTEMA

Lacustre/Complexo Vegetacional Litorâneo

ATRATIVOS NA REGIÃO

– Praia do Jatobá – Praia à margem da Barra do Rio S. Gonçalo, que represado por dunas forma paisagem interior de grande beleza. Uma duna móvel forma a margem direita e uma edafisada coberta de densa vegetação a margem esquerda. O conjunto das águas, dunas brancas e verdejante vegetação respondem pelo atrativo turístico da área. Existe ancoradouro de pesca para jangadas.

– Praia da Taíba – Localizada a 57 km de Fortaleza, a beleza ao lugar reside no promontório rochoso formado pela ponta, coberto por densa e rica vegetação: coqueiros, bananeiras, cajuais e fruteiras. Em alguns pontos da praia, bicas de água doce afloram do rochedo. Existe na enseada um ancoradouro das jangadas dos pescadores nativos. O banho é muito agradável, já que mescla água doce e água salgada, com alternativa das águas interiores formada pelo espelho da Lagoa dos Talos.

– Praia do Pecém

– Canais da Taíba – Com 33 metros de profundidade. Para chegar até ele leva-se 3:00h em barco pequeno.

– Lagoa do Coração – A 1 km da Praia da Taíba

– Rios – Rios São Gonçalo e Curu, Riachos da Madeira e Pau D’óleo

– Barra do rio Suipé – abre-se para o mar escoltada em suas margens por dunas móveis e densa vegetação de mangue e tabuleiro. As dunas escondem um interior de densa vegetação e a lagoa do Pecém.

– Igreja de Nossa Senhora da Soledade – Localizada no distrito de Siupé e principal monumento histórico do município.

– Navio do Pecém – Com 32 metros de profundidade. Para chegar até ele leva-se 2:30h em barco pequeno.