Área de Proteção Ambiental do Manguezal da Barra Grande

9 de dezembro de 2010 - 09:33

APRESENTAÇÃO

A ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) DO MANGUEZAL DA BARRA GRANDE, localizada no município de Icapuí, foi criada através da Lei Municipal N° 298/00 de 12 de maio de 2000. Abrange uma área de 1.260,31 hectares.

Segundo levantamento da OAC e Aquasis, desde o início da exploração do sal marinho (salinas) até 2002, apenas 40% da área original do manguezal resistiu. A carcinocultura também tem causado grande impacto ambiental nas áreas de manguezal.

Icapuí é uma cidade cercada por coqueirais e sempre teve na pesca de lagosta sua principal atividade econômica. Com a escassez da pesca devido à grande exploração do mar, Icapuí viu-se obrigada a investir em outras atividades. Ganharam espaço a extração de côcos, salinas e exploração do petróleo.

A palavra indígena “Igaracapui”, que inspirou o nome da cidade, significa ‘coisa veloz’.

LOCALIZAÇÃO E ACESSO

Icapuí está a 54 km de Aracati através da BR 304, em direção a Mossoró, com entrada na CE 261.

ATRATIVOS NA REGIÃO

Retiro Grande – Praia calma com pedras dentro do mar. Falésias coloridas em alguns pontos cobertas por vegetação rasteira. Existe uma pequena comunidade na parte alta das falésias.

Praia da Redonda – Toda a orla é circundada por falésia coberta de vegetação rasteira predominantemente coqueiros na parte baixa da mesma. A própria comunidade é quem fiscaliza o litoral com um barco comprado por todos os moradores.

Praia da Peroba – Praia de ondas fracas com pedras dentro do mar; ao fundo falésias coloridas com coqueiros. Núcleo pequeno de pescadores. Imperdível apreciar a encantadora paisagem e sua gente simples.

Praia de Picos – Pequena comunidade de 10 famílias. Praia de ondas fracas com pedras dentro do mar e ao fundo falésias coloridas com formatos peculiares tais como a pedra do chapéu e outras. Possui área para mergulho.

Praia de Barreiras – O coqueiral é o ponto de destaque da paisagem. Praia de ondas fracas. Em Barreiras há o famoso forró da praia, nas noites de sábado. Tem, também, várias barracas e bares onde se pode comer as delícias do mar, variedade de peixes, camarão e lagosta.

Praia Barrinha de Mutamba – Núcleo de pescadores, cercada por coqueiros. Praia de areia de cor escura e ondas fracas. Comunidade que sobrevive das vendas de algas marinhas e da pesca do peixe.

Requenguela – Região simples com núcleo de pescadores próximo à Barra Grande, ancoradouro da cidade. Área de mangue e salinas. Ao cair da tarde o branco das pirâmides de sal com o laranja do sol é um verdadeiro espetáculo de cores.

Icapuí – Na visita à parte alta do município, localiza-se um mirante que revela a beleza da cidade; Na arquitetura natural de Icapuí aprecia-se casas alpendradas construídas no início do século passado, casas de farinha, e o saudoso alambique da família Borges. Icapuí foi a primeira cidade da América Latina a receber o prêmio CRIANÇA – PAZ E EDUCAÇÃO do Unicef.

Praia de Quitérias – Praia com coqueiros e dunas baixas e com núcleos de pescadores. Existe formação de pedras no mar do tipo oca que serviu para antigas construções. Comunidade simples onde o mar, cada vez mais, insiste em se aproximar da pequena vila de pescadores.

Ibicuitaba – Distrito de Icapuí, antiga Areias. A Igreja Nossa Senhora do Rosário possui um acervo de documentos antigos e peças do início do século.

Tremembé – Praia de águas calmas, coqueirais, que se enfileiram ao longo da costa. Comunidade pacata que sobrevive da pesca do peixe e da lagosta e das mulheres rendeiras.

Arrombado ou Cuipiranga – Paisagem de inúmeros coqueiros e sangradouro da lagoa que percorre um vale de densa vegetação diferenciada e de extrema beleza. Balneário natural. No local existem barracas, onde é servido delicioso peixe e o prato tradicional da região: galinha caipira com pirão.

Manibú – Praia rústica com dunas e coqueiros, de banho fácil devido ao mar calmo.

Barrinha de Manibú – Praia caracterizada pela presença de casas de veraneio com infra-estrutura garantida pela administração municipal.