Área de Proteção Ambiental das Dunas de Paracuru

8 de dezembro de 2010 - 16:45

1. APRESENTAÇÃO

A APA das Dunas de Paracuru, unidade de conservação de uso sustentável, criada por meio do DECRETO Nº 25.418, de 29 de março de 1999, abrange uma área de 3.909,60 hectares e localiza-se no Município de Paracuru, na costa oeste do Estado do Ceará, a aproximadamente, 86 Km de Fortaleza. O acesso a esta unidade de conservação se dá, partindo de Fortaleza, pela CE 085 (Estruturante) e a seguir pela Rodovia CE 341.

2. JUSTIFICATIVA DE CRIAÇÃO

Justifica-se sua criação em decorrência das peculiaridades ambientais das Dunas de Paracuru, que tornam este ecossistema de grande valor ecológico e turístico e pela natural fragilidade do equilíbrio ecológico das dunas, em permanente estado de risco face às intervenções antrópicas.

3. CARACTERÍSTICAS GERAIS

As Dunas de Paracuru integram parte dos ecossistemas da planície litorânea. Constituem a faixa praial e em seguida os terraços marinhos com presença de restinga. As dunas moveis, formadas por sedimentos arenosos provenientes da praia são alinhadas conforme os ventos de quadrante E-SE, onde pode-se observar ainda, a presença de dunas longitudinais e transversais. As dunas fixas e as paleodunas, com vegetação própria, encontram-se encravadas ou isoladas entre o mar e os cordões de dunas moveis. Nesta área também encontram-se os eolianitos, que são dunas móveis cimentadas por carbonato de cálcio e com idade aproximada de 1.300 à 1.500 anos. Convém citar que este fenômeno gerou no local, formas litorâneas únicas no planeta.

A vegetação é diversificada, desde espécies de gramíneas até componentes arbóreos ou arbustivos, conforme localização na faixa praial, restinga, dunas fixas e semi- fixas.

A composição faunística da área é formada por alguns mamíferos, répteis, anfíbios, e várias aves. Os mamíferos são representados pelas raposas, guaxinins, soins e cassacos. Os répteis por camaleões, téjus, tejubinas e as cobras coral, corre campo, cipó e verde. Existem ainda, várias espécies de sapos, jias e pererecas. As aves fazem o espetáculo desta unidade de conservação, pois existem em grande quantidade e variedade, podendo ser encontrados os tetéus, garças, carcarás, gaviões-pega-pinto, carões, perdizes, socós, e, em determinadas épocas do ano, várias aves migratórias.

4. PLANTAS E MAPAS

Planta de delimitação da APA (em breve)

5. COMUNIDADES

A população que freqüenta esta unidade é bastante diversificada. Residentes urbanos e rurais, veranistas, turistas e excursionistas usufruem das riquezas naturais da área, através do desenvolvimento de práticas de atividades turísticas e de lazer.

Inseridas nos limites da APA existem várias comunidades que sobrevivem diretamente da utilização de seus recursos naturais, basicamente da pesca, coleta de algas, comércio e da agricultura de subsistência, sendo as principais: as Comunidades da Boca do Poço, Lagoa, Carlotas, Mocó, Alagadiço, Cabra Morta, Flecheiras e São Pedro.

6. ATIVIDADES PROIBIDAS

• Implantação ou ampliação de quaisquer tipos de construção civil sem o devido licenciamento ambiental

• Supressão de vegetação e uso do fogo sem a autorização da SEMACE

• Atividades que possam poluir ou degradar os recursos hídricos abrangidos pela APA, como também o despejo de efluentes, resíduos ou detritos capazes de provocar danos ao meio ambiente

• Tráfego de veículos fora dos acessos e trilhas pré estabelecidos

• Intervenção em áreas de preservação permanente, como: margens de lagoas e rios, além do campo de dunas

• Demais atividades danosas previstas na legislação ambiental

7. PROBLEMAS AMBIENTAIS

Os principais problemas existentes na APA são decorrentes da ação antrópica, ocasionados pela especulação imobiliária, com a construção de casas de veraneio, muros, além de desmatamento, queimadas, disposição irregular de resíduos sólidos e a pesca e caça predatória.

A SEMACE realiza fiscalizações semanais na área. Entretanto, a colaboração da sociedade é imprescindível na gestão desta unidade de conservação, denunciando as agressões ao meio ambiente e adotando atitudes que propiciem o desenvolvimento de uma consciência ecológica na população e nos visitantes.

8. ADMINISTRADOR

Gerente: João Davi Façanha de Sousa

Formação Profissional: Sociólogo

E-mail: joao.facanha@semace.ce.gov.br

Telefone:

Disque Natureza: 0800 275 22 33

9. TURISMO

Na região podem ser realizadas caminhadas nas trilhas ecológicas, observação de aves, surfe nas dunas (sandboard), além de atividades náuticas não poluidoras, como o surf, mergulho, pesca amadora e esportes a vela, tais como: windsurf e kitesurf.

10. PARCERIAS

• Prefeitura Municipal de Paracuru

• Associação Comunitária Ezequiel da Costa

• Associação Comunitária da Cabra Morta