Área de Proteção Ambiental da Bica do Ipu

8 de dezembro de 2010 - 16:01

1. APRESENTAÇÃO

A APA da Bica do Ipu, unidade de conservação de uso sustentável, criada por meio do DECRETO Nº 25.354, de 26 de janeiro de 1999, abrange uma área de 3.484,66 hectares e localiza-se no Município de Ipu, a 391 Km de Fortaleza. O acesso a esta unidade de conservação se dá, partindo de Fortaleza, pela BR 222 e a seguir pela Rodovia CE 187.

2. JUSTIFICATIVA DE CRIAÇÃO

Justifica-se sua criação em decorrência das peculiaridades ambientais da Serra da Ibiapaba e da Bica do Ipu, que tornam este ecossistema de grande valor ecológico e turístico e pela natural fragilidade do equilíbrio ecológico da Bica do Ipu, em permanente estado de risco face às intervenções antrópicas.

3. CARACTERÍSTICAS GERAIS

A APA da Bica do Ipu compreende áreas de encostas, setores mais elevados da serra e as nascentes dos Riachos Ipuçaba e Ipuzinho.

A área apresenta uma paisagem de rara beleza, sendo o relevo e a vegetação exuberante de mata atlântica, suas expressões mais notáveis, apresentando ainda, espécies faunísticas diversas.

Encravada na formação rochosa “despenhadeiro da morte”, verifica-se uma queda d’água de 120 metros de altura, formando um cenário conhecido como “véu de noiva” que integra a tão famosa Bica do Ipu, bastante visitada por turistas e moradores que a desfrutam como área de lazer e de contemplação da natureza.

4. PLANTAS E MAPAS

Planta de delimitação da APA

5. COMUNIDADES

A população do Município de Ipu, veranistas e turistas usufruem das riquezas ambientais da área, através do desenvolvimento de práticas de atividades turísticas e de lazer.

Inseridas nos limites da APA existem sete comunidades que sobrevivem diretamente da utilização de seus recursos naturais , basicamente da pesca e da agricultura de subsistência, quais sejam: As Comunidades de São Paulo, São João, Mato Grosso, Várzea do Jiló, Santo Antônio, Guarita e Gameleira.

6. ATIVIDADES PROIBIDAS

• Implantação ou ampliação de atividades potencialmente poluidoras ou degradadoras

• Supressão de vegetação e uso do fogo sem a autorização da SEMACE

• Atividades que possam poluir ou degradar os recursos hídricos abrangidos pela APA, como também o despejo de efluentes, resíduos ou detritos capazes de provocar danos ao meio ambiente

• Intervenção em áreas de preservação permanente, como: margens dos riachos; topos de morros; nascentes, ainda que intermitentes; encostas ou partes destas com declive superior a 45°, equivalente a 100 por cento na linha de maior declive; dentre outras

• Demais atividades danosas previstas na legislação ambiental

7. PROBLEMAS AMBIENTAIS

Os principais problemas existentes na APA são decorrentes da ação antrópica e ocasionados pela disposição irregular de resíduos sólidos, desvio de cursos d’água para uso na atividade agrícola, além de desmatamento e queimadas.

A SEMACE realiza fiscalizações semanais na área. Entretanto, a colaboração da sociedade é imprescindível na gestão desta unidade de conservação, denunciando as agressões ao meio ambiente e adotando atitudes que propiciem o desenvolvimento de uma consciência ecológica na população e nos visitantes.

8. ADMINISTRADORA

Gerente: Maria Vânisse Borges de Matos

E-mail: vanisse.borges@semace.ce.gov.br

Formação Profissional: Geógrafa / Tecnóloga em Saneamento Ambiental