Conscientização e reciclagem na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Beberibe

20 de outubro de 2010 - 11:23

Está sendo realizado no período de 18 a 24 de outubro, em todo o Brasil, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010, realizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Este ano, a temática trabalhada pelo evento é “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. Com isso, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam) e da gerência da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa do Uruaú, ministrou palestra educativa e oficina de reciclagem no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Beberibe, no litoral leste do Ceará.

No dia da abertura da SNCT, segunda-feira (18), os técnicos da Semace, Sérgio Mota e Eulália Aragão, ministraram uma palestra sobre desenvolvimento sustentável para os alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio Ana Facó. Na oportunidade, os estudantes puderam conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido por esta superintendência, que não se resume apenas ao licenciamento ambiental, mas, também, monitoramento, fiscalização e fomento da educação ambiental em nosso Estado.

Em seguida, foi a vez do técnico Sérgio Mota fazer uma explanação geral sobre o tema desenvolvimento sustentável. Mota iniciou falando da produção de resíduos sólidos e o consumo dos recursos naturais, desde a pré-história até os dias atuais, mostrando que é preciso repensar hábitos e atitudes para conseguirmos um futuro tranquilo em relação a convivência com o meio ambiente.

Mota definiu o real sentido do tema da palestra para os alunos e enfatizou o dever de todos nesse processo. “Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que utiliza os recursos naturais sem prejudicar as presentes e futuras gerações. Tanto o poder público, como a iniciativa privada e os cidadãos têm a obrigação de cuidar do meio ambiente”, disse o técnico da Codam.

Reciclagem com garrafas pet

Já na manhã da terça-feira (19), a gerente da APA da Lagoa do Uruaú, Roberta Creston, com o apoio de Sérgio Mota e Eulália Aragão, promoveu uma oficina de reciclagem com garrafas pet. O público-alvo dessa capacitação foi formado por alunos do programa Jovem Guia da Prefeitura de Beberibe.

Os técnicos da Semace mostraram a importância dos três R’s na minimização da produção de resíduos sólidos, que significam reutilizar, reduzir e reciclar. No tocante ao material utilizado na oficina, Roberta disse que as garrafas pet demoram até 400 anos para se decomporem no meio ambiente. Após a conversa sobre a relevância da mudança de atos, a gerente da APA da Lagoa do Uruaú ensinou os participantes a confeccionarem puffs com o material reciclado.

Para o guia e estudante Felipe Pereira, 19 anos, essas ações da Semace contribuem para a conscientização do local, pois mostram a realidade global e de Beberibe. “É importante a gente ter conhecimento dos problemas ambientais do mundo. Mas temos que conhecer, também, a nossa”, concluiu o jovem.

Saiba mais

Para fazer um puff com material reciclável são necessárias 32 garrafas pet do mesmo tamanho, tesoura, estilete e fita adesiva.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação
(85) 3101-5554