Pacoti recebe programação de educação ambiental da Semace

28 de julho de 2010 - 15:25

28/07/2010

A educação ambiental foi o foco da participação da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) no Festival Café com Chocolate e Flores, realizado no pólo de lazer da cidade de Pacoti entre os dias 23 e 25 deste mês. Durante o evento, promovido pela Prefeitura Municipal com o apoio de diversas instituições públicas e privadas, a Semace, por meio da equipe de técnicos da Coordenadoria Florestal (Coflo) e Coordenadoria de Educação Ambiental (Codam), realizou ações no intuito de conscientizar a população e os visitantes para as questões sobre o meio ambiente, bem como para a preservação da Área do Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité.

Na programação, a Semace promoveu oficina de reaproveitamento de garrafas PET e blitz ecológica com doação de aproximadamente 1.000 mudas de espécies nativas e frutíferas. A autarquia também se fez ativamente presente no evento por meio de um agradável estande feito de bambu. Nele, os visitantes tiveram acesso a vídeos educativos, panfletos sobre educação ambiental e ações da instituição, distribuição gratuita de mudas, além do serviço de ouvidoria com a gerente da APA, Ana Carolina Cordeiro.

“A Semace está de parabéns com a iniciativa de divulgar a educação ambiental durante o festival”, disse o presidente da Câmara Municipal de Baturité, Chico Mendes. Ele explica que, por se tratar de uma região muito ampla em área verde, há uma necessidade de mais atenção do Estado no que diz respeito a fiscalização ambiental. Mendes pontua que a criação de uma miniagência da Semace em Baturité seria uma alternativa para amenizar problemas como, por exemplo, o despejo de dejetos nas nascentes do rio Pacoti.

A blitz educativa (no dia 24) teve apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Polícia Militar. A ação foi muito bem recebida pela população local e visitantes, que mostraram-se comprometidos com a causa ambiental e com a colaboração com o meio ambiente, plantando as mudas que receberam. “Para nós é sempre muito bom contar com a parceria da Semace”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Aldenir de Sousa. Ele informou que as ações da autarquia reforçam a consciência dos moradores para a preservação da região. A blitz ecológica também contou com a motivação da banda de música da Escola Colmeia de Pacoti.

Ana Luzia Brito – enviada a Pacoti