Shape – Definições e Conversão

27 de junho de 2011 - 16:36

– O QUE É SHAPE?

O “shape” é um tipo de arquivo digital que representa uma feição ou elemento gráfico, seja ela em formato de ponto, linha ou polígono e que contém uma referência espacial (coordenadas geográficas) de qualquer que seja o elemento mapeado.

O “shape” é na verdade um conjunto de vários arquivos. Três arquivos individuais são obrigatórios para armazenar os dados do núcleo que compreende um shapefile. São eles o arquivo “.shp”, o arquivo “.shx” e o arquivo “.dbf”. Estes são os três arquivos que a Semace está cobrando como obrigatórios no Agendamento Eletrônico. Outros arquivos podem ser gerados juntamente com os três anteriores: o “.prj”, o “.sbn” e o “.sbx”.

Os arquivos shape (.shp) foram originados, desenvolvidos e regulamentados pela ESRI (fabricante dos softwares da família ArcGIS), porém, com especificação aberta (livre) para a interoperabilidade de dados entre a ESRI e outros produtos de softwares diversos que também trabalham com geoprocessamento. O formato shapefile foi introduzido com o ArcView GIS versão 2 no início da década de 1990. Atualmente é possível ler e escrever shapefiles usando uma variedade de programas livres e não livres. Dentre os mais conhecidos podemos destacar o AutoCAD MAP, GPS TrackMaker, SPRING, GVSIG, dentre diversos outros.

A Semace utilizará os arquivos “.shp” para análises tanto das poligonais dos empreendimentos quanto dos elementos (equipamentos) já existentes ou a serem instalados dentro desta. Serão elaboradas análises detalhadas avaliando e compilando as informações fornecidas (pelos interessados) com as bases de dados da Semace (componentes ambientais, reservas indígenas, unidades de conservação etc).

– COMO PRODUZIR O ARQUIVO SHAPE?

Qualquer profissional da área cartográfica, topográfica ou áreas afins e que seja habilitado por seu respectivo Conselho Profissional pode produzir os arquivos shapefile. É importante lembrar que a “Planta Georreferenciada” exigida pela Semace no “ckecklist” deve ser acompanhada da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do profissional que a elaborou.

Como se trata de um arquivo utilizado por softwares de geoprocessamento, é necessário que o profissional responsável domine uma das ferramentas disponíveis no mercado, como os softwares já citados anteriormente.

– TENHO O ARQUIVO EM .DXF. COMO FAÇO A CONVERSÃO PARA .SHP?

Para ajudar a resolver esse problema, a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Semace elaborou o vídeo explicativo a seguir: Conversão arquivo *.DXF para *.SHP

– SE AINDA ASSIM EU TIVER DÚVIDAS?

Qualquer dúvida ainda proveniente da produção dos dados cartográficos exigidos no processo de licenciamento poderá ser sanada pessoalmente ou por telefone pela “Coordenação de Tecnologia da Informação e Geoprocessamento” da Semace.

Coordenador: Luiz Correia
Fone: 3101-5579