Parque Ecológico das Timbaúbas

9 de dezembro de 2010 - 09:38

Criado através do Decreto Municipal No. 1.083, de 23/03/95, o PARQUE ECOLÓGICO DAS TIMBAÚBAS passou por uma reforma no período de setembro/2003 a maio/2004, dentro de um projeto de requalificação feito para a área, numa parceria entre a SEMACE e a Prefeitura do Município.

O Parque Ecológico das Timbaúbas foi concebido para recuperar a Várzea da Timbaúba e proteger seus mananciais. As pressões de ocupação devido à construção de residências e empreendimentos são intensas contrariando a concepção básica desta unidade de conservação.

ÁREA E LOCALIZAÇÃO

Localiza-se no Município de Juazeiro do Norte e ocupa 634,50 hectares, numa faixa de terra ao longo das calhas dos rios Salgadinho e Timbaúbas, além de outros afluentes de menor porte.

O parque conta com 2 campos de futebol, 4 quadras de vôlei de areia, uma quadra de futsal e uma quadra de volei em cimento. Foram reformados quiosques, a estrutura do anfiteatro, e recuperadas calçadas e passarelas. Com a requalificação, a área ganhou 3 mil mudas nativas, além de plantas ornamentais e exóticas ao longo de suas trilhas.

No interior do Parque estão localizadas 11 fontes naturais, que são responsáveis por 70% do abastecimento da cidade com água potável