Parque Ecológico da Lagoa da Fazenda

9 de dezembro de 2010 - 09:36

APRESENTAÇÃO

Encravada na Fazenda dos Macacos, residência do Coronel Antônio R. Magalhães e de sua mulher Quitéria Marques de Jesus, a Lagoa da Fazenda foi inicialmente cortada pela Estrada da Bethânia, construída por Dom José para dar acesso à sua casa de campo.

Por muitos anos, a Lagoa permaneceu sendo ponto de lazer dos habitantes de Sobral, que vinham se beneficiar da amena aragem do lugar e contemplar os perfumados aguapés.

Na gestão do Prefeito Jerônimo Prado, foi feita na Lagoa a canalização para escoamento dos esgotos. Com o considerável aumento de ligações clandestinas, a Lagoa sofreu um processo de poluição.

Durante o Governo Tasso Jereissati, 1987-1990, foram iniciadas obras de recuperação, saneamento e urbanização da Lagoa, transformada em Parque Ecológico pelo Dec. Nº 21.303/91, de 11 de março de 1991. O PARQUE ECOLÓGICO DA LAGOA DA FAZENDA foi inaugurado em outubro de 1993, no Governo Ciro Gomes. Ocupa uma área de 19,2 hectares e possui o ginásio poliesportivo Plínio Pompeu de Saboya Magalhães, administrado pela UVA, com capacidade para 2 mil pessoas, um bosque, área de lazer com restaurantes, play-ground, pista de cooper, quadra de esporte aberta e espelho d’água natural da Lagoa da Fazenda.

ÁREA, LOCALIZAÇÃO E ACESSO À RESERVA

Localiza-se no Município de Sobral e ocupa uma área de 19,00 hectares.

ECOSSISTEMA

Lacustre

ATRATIVOS NATURAIS

Floresta Nacional de Sobral

ATRATIVOS CULTURAIS

Museu do Eclipse – Filiado à Associação Mundial de Astronomia dispõe de um moderno observatório. Entre os equipamentos de ponta, destaca-se o telescópio mais potente e avançado das regiões norte e nordeste do Brasil.

Arquitetura antiga:

Casa da Cultura de Sobral

Arco N.S. de Fátima

Largo das Dores

Museu Dom José – considerado pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus) o 5º do Brasil em Arte-Sacra e Decorativa

Palácio de Ciências e Língüas Estrangeiras

TELEFONES ÚTEIS

Secretaria de Turismo de Sobral – Fone: (88) 3611 5557

Prefeitura de Sobral – R. Viriato de Medeiros,1250-Fone: (88)3677.1120 – Fax:(88) 3677.1101