Área de Proteção Ambiental de Tatajuba

ÁREA: 3.7775 hectares

CRIAÇÃO: Lei Municipal No. 559/94

ECOSSISTEMA: Costeiro

LOCALIZAÇÃO: Município de Camocim, extremo oeste da faixa litorânea do Estado do Ceará, a 390 km de Fortaleza-CE

APRESENTAÇÃO

A praia da Tatajuba localiza-se entre Camocim e Jericoacara e é um dos mais belos paraísos tropicais do Nordeste. Está cercada de dunas brancas, coqueiros e vastos manguezais. O Morro Branco existente no lugar é uma das dunas mais altas do litoral Cearense.

A comunidade vive integrada a este ambiente através de seus modos de vida desde o século XIX. Vivem basicamente da pesca, da agricultura e da criação de pequenos animais. Em função das condições de vento e movimentação das areias, são comuns as migrações entre os moradores que sempre procuraram se adequar a esta realidade, fixando-se nos lugares temporariamente mais protegidos.

Tatajuba fica às margens da foz do lago grande. Como toda região, há predomínio de dunas que, aliás, já soterraram a vila original (Velha Tatajuba). Muitos chegam a afirmar que Tatajuba lembra muito a Jeri de 20 anos atrás.

A culinária de Tatajuba é simples, porém saborosa, pratos feitos principalmente a partir de frutos do mar.

Existem duas festas que a comunidade celebra todos os anos: uma delas é Regata Ecológica de Canoas, realizada ao final de cada ano, e a outra é a Festa Religiosa de São Francisco, celebrada sempre no mês de setembro.

O visitante pode também fazer a rota Nova Tatajuba-Camocim, uma caminhada tranqüila, mas que merece muita atenção na chegada à foz do rio Coreaú. Certifique-se bem das condições do barco que irá atravessá-lo, pois a barra é grande e perigosa. Enquanto o barco não vem, admire a bela Camocim, do lado oposto a margem. Esta cidade centenária pode ser a base para visitação das últimas praias do litoral cearense.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

GEOMORFOLOGIA

O ambiente é formado por muitas dunas fixas e móveis, lagunas, falésias, mangues lagoas permanentes e lagoas interdunares (entre as dunas), que em algumas épocas do ano se ligam ao mar.

As dunas tomam contam da paisagem de Tatajuba. Uma delas, aliás, foi responsável pela destruição do antigo vilarejo de Tatajuba (a cidade que existe hoje é chamada de Nova Tatajuba). O diferencial é que as dunas de lá não são como as que abundam pelo litoral nordestino. Elas são chamadas de dunas mortas, porque não mais se movem com o soprar dos ventos.

ATRATIVOS

Entre as principais atrações e atividades que podem ser desenvolvidas na APA, destacam-se:

Lagoa da Torta – onde é possível fazer agradáveis passeios de jangada.

Passeios de buggy – Trajeto de Jeri até Camocim, passando por Tatajuba.

Em Camocim:

Passeio pelo rio Coreaú – com seus belos manguezais e diversas ilhas

Trilhas por labirintos de dunas – por entre as quais surgem paisagens inacreditáveis.

Lual na Ilha do Amor – A ilha fica entre o rio Coreaú e o mar e por isso os turistas podem revezar os banhos de água doce com os de água salgada.

Lago do Boqueirão, Praia de Maceió, Praia do Xavier, Praia das Barreiras, Praia do Farol do Trapiá, Praia das, Praia da Barrinha, Praia das Imburanas (totalmente virgem), Estuário do Rio Coreaú, Ilha da Testa Branca (também conhecida como ilha do amor), salinas às margens do rio Coreaú, Barragem do Olho d’água, Ponte do Rio Pesqueiro, parque aquático (Complexo Turístico Acqua Point, a 2 quilômetros da rodoviária).

O município possui também uma arquitetura antiga que inclui o Prédio da Antiga Estação Ferroviária, a Igreja Matriz, o Prédio da Prefeitura, o Prédio do Colégio Instituto São José e outros.

O QUE NÃO É PERMITIDO NA APA

Para tentar evitar a degradação da APA, a SEMACE – responsável pela manutenção da área – restringe algumas práticas, tais como:

COMO CHEGAR

A partir da capital cearense, há algumas maneiras de chegar a Tatajuba:

Via Jericoacoara:

Ônibus – Esta é a forma mais utilizada, porque além de ser mais barata, o turista não precisa se preocupar com o trecho de dunas entre Jijoca e Jericoacoara.

4X4 – Outra opção é alugar um veículo tipo pick-up. São veículos adequados à estrada, capazes de vencer o trecho de dunas que existe entre Jijoca e Jeri.

Helicóptero – Esta é a maneira mais rápida e confortável de se chegar em Jericoacoara, mas também é a mais cara. A viagem dura cerca de uma hora, num vôo panorâmico a baixa altitude por toda a costa oeste do Ceará. Reservas: (88) 3669-2288.

Via Camocim:

De Fortaleza a Aprazível via Sobral (BR-222), de Aprazível a Camocim (CE-071 ), de Sobral a Granja (CE-362 ). Depois é só seguir por uma estrada carroçal até o distrito de Parazinho, passar sobre a parede de uma barragem e, 1 km depois, iniciará percurso em estrada de areia até Tatajuba. Ou pela orla marítima, cruzando-se a foz do rio Coreaú.

TELEFONES ÚTEIS

Prefeitura de Jericoacoara – Fone: (88) 3669-1133

Empresa Redenção – Fone: (85) 3256-1973.

Prefeitura Municipal de Camocim – Fone/fax : (88) 3621-1005

Secretaria Turismo de Camocim: Fone: (88) 3621.1005 / 3621.0395 / 1811

Instituto Terramar – Fone: 3226.2476

Aquasys (Assoc. de Pesquisa e Preservação dos Ambientes Aquáticos)–Fone: (85) 3318.9625