Área de Proteção Ambiental de Canoa Quebrada

9 de dezembro de 2010 - 09:26

ÁREA: 4.000 hectares

CRIAÇÃO: Lei nº 40/98 de 20 de março de 1998

ECOSSISTEMA: Costeiro

LOCALIZAÇÃO: Situa-se a 12 km de Aracati, distante 156 km de Fortaleza-CE

APRESENTAÇÃO

A ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) DE CANOA QUEBRADA é uma unidade de conservação que pretende regular a exploração e ocupação da região. Sua extensão vai de Porto Canoa à foz do Rio Jaguaribe.

Canoa está situada sobre falésias avermelhadas de até 30 metros acima do nível do mar. A APA inclui as mais variadas paisagens de rio, manguezal, dunas, praias, picos e falésias. Por trás das falésias, as dunas brancas e móveis encontram a vegetação interior. As lagoas e os alagados em meio ao carnaubal e coqueiros complementam a paisagem. A praia fica em frente à pequena enseada situada na base de falésias.

Canoa foi descoberta para o turismo nas décadas de 60 e 70 – época em que o local era habitado apenas por uma tribo indígena e alguns pescadores. Lá, hippies (a maioria de países europeus) encontraram um lugar quase inacessível, com povo simples e hospitaleiro. Até hoje os nativos preservam a vila de pescadores com as mesmas casas do passado feitas de barro, onde muitas vezes serviu de hospedagem para os visitantes.

Hoje, Canoa é uma praia mundialmente conhecida. Oferece uma boa infra-estrutura de pousadas e restaurantes, para todos os gostos e bolsos, com variado cardápio, desde as delicias do mar (mariscos, peixes, lagosta, arraia, camarão ) que podem ser desfrutadas em uma das barracas da praia, de frente ao maravilhoso mar de Canoa, até a gastronomia internacional, nos restaurantes da Broadway, principal rua de Canoa.

A cidade é famosa, também, pelas noites animadas, com pessoas de todos os lugares do mundo e os mais diversos estilos musicais. É na Broadway, que se concentra o que há de melhor em bares, restaurantes, lojas e cultura local.

ATRATIVOS

Entre as principais atrações e atividades que podem ser desenvolvidas na APA, destacam-se:

A Praia do Esteves – é um prolongamento de Canoa Quebrada com praia frente a enseada, falésias vermelhas, núcleo de nativos.

Praia de Majorlândia – praia mais urbanizada, distante 12 km de Canoa Quebrada, em meio a denso coqueiral, falésias, nascentes com banhos de bica, artesanato de areias coloridas, além do grande número de jangadas que fazem desta praia um atrativo a mais.

Entardecer de Canoa na famosa Duna do Pôr-do-Sol – de onde se tem uma vista panorâmica de toda a região.

Pesque e Pague Mirante das Gamboas – localizado na Ilha dos Veados (estrada do Cumbe – km 0, s/n, Telefone: (88) 3421.1202)

Passeio de jangada, Passeio de buggy até Ponta Grossa (Município de Icapuí) ou pelas dunas onde poderá praticar o “skibunda” (descer as dunas com um pedaço de madeira caindo em uma lagoa).

Divirta-se nas noites da Broadway, onde tem música e diversão para todos os gostos.

O QUE NÃO É PERMITIDO NA APA

Entre as proibições previstas pela lei estão a construção de rodovias, loteamentos ou empreendimentos turísticos sem prévia autorização, extração de minerais, captura de crustáceos, conchas, uso de agrotóxicos, etc.

Uma atenção especial é dispensada às dunas e falésias que permeiam toda a região e são fundamentais para o equilíbrio do ecossistema local. Qualquer construção nestas formações só pode ser autorizada após um estudo de impacto ambiental sendo proibida a derrubada da vegetação que fixa as dunas.

COMO CHEGAR

Para se chegar lá de carro tome a CE 004. Siga sempre em frente passando pelo Eusébio, Aquiraz, Cascavel, Beberibe, Sucatinga, Parajuru e Fortim. Depois do posto da Polícia Rodoviária, pegue à esquerda na BR 304, passando pela ponte por sobre o Rio Jaguaribe. Depois de Aracati há uma saída à esquerda que leva para Canoa Quebrada, Quixába e Majorlândia.

Se preferir ir de ônibus, a empresa São Benedito faz a rota para Canoa Quebrada todos os dias.

TELEFONES ÚTEIS

Empresa São Benedito – tels. (85) 3452.1999 / 3452.9570

Polícia Militar – (88) 9964.7335

Polícia Civil – (88) 9964.7335