Planos de Manejos Sustentáveis

11 de novembro de 2010 - 09:55

Justificativa
O Estado do Ceará possuía aproximadamente 40% de sua área com cobertura florestal lenhosa explorável, segundo dados do Projeto PNUD/FAO/IBAMA/BRA/087/007/GOVERNO DO CEARÁ.

O mesmo estudo aponta o insuficiente aumento da oferta de matéria-prima florestal oriunda de manejo sustentável incapaz de atender à crescente demanda por tais recursos.

Diante desta realidade, evidencia-se a necessidade de incremento do sistema de exploração de manejo sustentado da cobertura florestal nativa, que é responsável dentre outras coisas, pela conservação da biodiversidade, geração de renda no meio rural, proteção do solo etc…

A SEMACE, como executora da política florestal do estado, possui dever de fomentar a oferta de produtos florestais energéticos e não energéticos através do manejo florestal, agrosilvipastoril e plantio de essências florestais de uso múltiplo, preferencialmente nativas, de maneira que estas ações associem-se ao modelo produtivo com bases conservacionistas.

Objetivo
Ampliar a adoção dos sistemas de manejo sustentável em áreas de florestas nativas.
Meta
Aumentar as áreas manejadas para 7.500 ha/ ano, promovendo extensão florestal a 7.200 pequenos produtores e a 500 grandes produtores.
Estratégias de Ação
Intensificar a fiscalização dos grandes, médios e pequenos consumidores de matéria-prima de origem florestal.
Estimular parcerias com entidades ligadas ao setor florestal, objetivando o aumento da área manejada.
Criar cursos de capacitação para pequenos e médios produtores rurais, direcionados ao aumento da produtividade florestal sustentável.
Incentivar a criação de programas de extensão florestal nos municípios voltados ao uso sustentável dos recursos florestais.
Estimular a criação de Associações de Reposição Florestal, nos municípios consumidores e produtores de matéria-prima de origem florestal com o apoio dos órgãos ambientais em nível federal, estadual e das prefeituras.
Promover eventos diversos (seminários, cursos, palestras, fóruns, etc…), com a finalidade de divulgação da importância do manejo florestal, bem como, a obrigatoriedade do cumprimento da legislação vigente.
Monitoramento periódico dos planos de manejo aprovados pela SEMACE.
Incrementar o acompanhamento junto às áreas que se encontram com seus planos de manejo em implantação.
Criar um banco de dados de plano de manejo visando facilitar o monitoramento.
Investir em pesquisa buscando a melhoria da eficiência energética dos recursos florestais, bem como, alternativas que minimizem a pressão sobre estes.
Incentivar convênios com agentes financeiros e órgãos responsáveis pelo desenvolvimento de pesquisa no Estado.
Incentivar a criação de uma linha de financiamento a nível estadual para elaboração dos planos de manejo.