Qualidade do ar na região do Porto do Pecém é positiva

23 de janeiro de 2019 - 11:41 # # #

Alberto Perdigão
Assessor de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554

Estação de monitoramento da qualidade do arA qualidade do ar na região do Complexo Industrial e Portuário do Pecém é “boa”. É o que indicam os parâmetros avaliados pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da estação de monitoramento da qualidade do ar, mantida pela autarquia, na Estação Ecológica do Pecém, em São Gonçalo do Amarante.
 
O equipamento instalado na rodovia CE-348, Km 58, próximo à unidade do Corpo de Bombeiros, mede 14 diferentes parâmetros do ar, na região onde funcionam uma siderúrgica, duas termelétricas e outras plantas industriais de elevando potencial poluidor-degradador. Outras oito variáveis meteorológicas também são monitoradas pela estação.
 
“É uma região com muitas indústrias e com esteiras de carvão onde pode ter materiais particulados”, justificou o gerente de Análise e Monitoramento da Semace, Gustavo Gurgel. “Com a estação, se consegue medir a qualidade do ar e tomar as providências cabíveis, mesmo antes que o problema se agrave”, completou.

Dados on-line

Entre os poluentes observados estão o dióxido de enxofre (SO2), partículas totais em suspensão (PTS), partículas inaláveis (MP10), monóxido de carbono (CO), ozônio (O3) e dióxido de nitrogênio (NO2). Velocidade e direção do vento, temperatura do ar e pressão atmosférica estão na lista das condições meteorológicas analisadas.
 
O serviço funciona desde de dezembro de 2016, de forma ininterrupta. A coleta e a análise das amostras de ar são feitas automaticamente. As informações são atualizadas de forma on-line, por meio do site da Semace, para agilizar a tomada de decisão do Estado, das empresas e dos moradores, em caso de queda da qualidade do ar.