“Transtornos de ansiedade e os impactos no cotidiano” foi tema de palestra para técnicos de licenciamento da Semace

6 de junho de 2022 - 16:37

Monitorar aspectos da rotina priorizando os cuidados da mente é algo desafiador e que nem todos conseguem administrar. Os técnicos da Diretoria e Gerência de Controle e Proteção Ambiental (Dicop/Gecon) da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) tiveram um momento de pausa nessa segunda-feira (6) para falar sobre o assunto.

Na oportunidade, a psicóloga e neuropsicóloga Rafaela Chaves proferiu a palestra “Transtornos de ansiedade e os impactos no cotidiano” para os técnicos de licenciamento da autarquia, no intuito de psicoeducar sobre o tema em questão.

Existe mais de um transtorno, e coloquei a palavra no plural por existir muitas especificidades, mas, em geral, o que mais incomoda e que mais se manifesta na população é o transtorno de ansiedade generalizada”, destacou Rafaela que focou mais sobre o assunto.

Dentre os transtornos, a psicóloga pontuou os relacionados ao medo que influenciam diretamente em aspectos emocionais, físicos, comportamentais e cognitivos. Para a especialista, “a ansiedade é uma antecipação de uma ameaça futura”, informou. Após suas explicações, Rafaela tirou dúvidas dos técnicos.

O momento foi oportunizado pelo gerente da Gecon, Waslley Maciel, que convidou a profissional para falar sobre a temática, também escolhida pelos técnicos através de um questionário aplicado pelo setor. “É um momento muito importante poder reunir todos aqui presentes. Cuidar da mente é algo que requer atenção”, disse o gestor.

Ana Luzia Brito

Ascom Semace