Semace treina municípios para exercerem autoridade ambiental

3 de dezembro de 2018 - 16:59 # # # # # # #

Alberto Perdigão
Assessor de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554

Superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes, e diretores da autarquia compõem a mesa de abertura do segundo seminário InteraçãoTécnicos e profissionais de nível superior de órgãos ambientais dos municípios começaram a ser treinados para exercerem a fiscalização e o licenciamento ambiental, nesta segunda-feira (3), na segunda edição do seminário Interação. O curso é uma promoção da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para prefeituras que assumiram as funções de autoridade ambiental, em relação aos empreendimentos públicos e privados de impacto local. Municípios que ainda estão com órgãos de fiscalização e licenciamento em fase de instalação também enviaram representantes.

O curso foi aberto pelo superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes, ao lado de diretores e gerentes que ministrarão as aulas. Mendes destacou os 30 anos de experiência da Semace no licenciamento, fiscalização e controle florestal. O superintendente também destacou a qualificação do corpo técnico de mestres e doutores da autarquia disponibilizado para o seminário.

A gerente de Controle Ambiental, Natália Pinheiro, falou sobre as autorizações para desmatamento e para queimada controlada, e sobre a licença para transporte e comercialização de produtos florestais. Os participantes também tiraram dúvidas com o diretor de Controle e Proteção Ambiental, Lincoln Davi, e com o gerente do Escritório de Projetos, Tiago Bessa.

Participantes

As aulas seguem no auditório do prédio anexo da Assembleia Legislativa, em Fortaleza, até quinta-feira (6). Até lá, os 150 inscritos terão novos esclarecimentos sobre as legislações de meio ambiente e analisarão casos relacionados à atuação em campo e à elaboração de pareceres técnicos.

A tecnóloga de saneamento da prefeitura de Sobral, Dandara Venuto, disse que o seminário é uma “oportunidade única” para se atualizar e para conhecer como trabalha o órgão ambiental do estado. “Vou voltar com mais experiência, mais segurança na elaboração dos nossos pareceres”, completou.

A engenheira ambiental de Ipu, Stefani Damasceno, afirmou que o seminário é “muito importante” para conhecer as formas de fazer o licenciamento dentro do município e de estabelecer acordos da prefeitura com entidades com interesse no licenciamento de impacto local. “Vim expandir conhecimentos e fazer network”, concluiu.