Interpretação de laudos é tema de curso na Semace

20 de novembro de 2017 - 16:21 # #

Fiscais e gestores ambientais da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) terão mais capacidade de mensurar ameaças e danos causados ao meio ambiente, ao final do curso Interpretação de Laudos Laboratoriais de Águas e Efluentes, iniciado nesta segunda-feira (20). Até sexta-feira (24), eles aprenderão sobre Qualidade da Água, Qualidade de Efluentes, Variáveis de Qualidade Água e Objetivos do Diagnóstico de Qualidade da água. A professora é Silvia Keli Alcanfor, da Universidade de Brasília.

Na parte prática, os alunos discutirão possíveis soluções para problemas que surgem na emissão dos laudos de os setores Fiscalização, Licenciamento, Monitoramento, Florestal, que norteia as decisões da Semace, do Ministério Público e da Justiça. “Poder mensurar parâmetros que dão dentro ou fora do padrão permitido é o avanço trazido pelo curso”, avalia o diretor de Controle Ambiental da autarquia, Lincoln Davi, que participa do treinamento. “A gente vai poder dar uma melhor resposta para a sociedade”, completou.

Este é o 17º dos 21 cursos que a Semace está realizando, até março de 2018, para o quadro de servidores, como parte do Programa para Resultados (PforR), desenvolvido pelo Governo do Estado com o Banco Mundial.

A professora

A doutoranda em Química Silvia Keli de Barros Alcanfor é professora das disciplinas da área de Química Analítica nos Cursos de Farmácia e de Química da UnB. Como pesquisadora, trabalha no desenvolvimento de métodos de análises de metais em matrizes ambientais e biológicas e determinação de constantes de estabilidade de complexos metálicos envolvendo fármacos.

“O maior ganho deste curso é a possibilidade de passar uma semana discutindo problemas de laudos e tentar buscar soluções para situações que eles vivenciam hoje tanto na Fiscalização, como nos laboratórios, quanto na emissão de laudos”, afirmou a profesora.

“A gente vai ter a oportunidade de discutir acerca dos contaminantes emergentes, que é um tema atual, e envolver um pouco de gestão. Vamos compreender melhor o processo de gestão dentro de uma prática técnica”, concluiu.

Alberto Perdigão

Assessoria de Comunicação da Semace

Twitter: @Semace

Facebook: semace.gov