Programas de Educação Ambiental Florestal

11 de novembro de 2010 - 09:57

Justificativa
A sociedade cearense carece de informações que traduzam a formação de valores ambientais, haja vista o grau de degradação em que se encontram os diferentes ecossistemas formadores do meio biótico do Estado.

É objetivo da Política Florestal do Estado do Ceará, instituir e difundir programas de educação formal e informal, visando a formação de consciência ecológica quanto à necessidade de uso racional e conservação do patrimônio florestal.

A SEMACE, órgão executor da Política Florestal Estadual, deverá propagar o conhecimento da importância estratégica dos recursos florestais, visando seu uso sustentável, através de cursos de Educação Ambiental onde serão disseminadas informações voltadas ao fortalecimento da componente florestal.

Objetivo
Instituir e difundir programas de educação formal e informal, visando a formação de consciência ecológica quanto à necessidade de uso racional e conservação do patrimônio florestal.
Meta
Educação ambiental florestal visando assistência técnica a 9.000 pequenos/médios produtores e 500 grandes produtores.
Estratégias de Ação
Incentivar a aplicação de Programas de educação Ambiental formal e informal aplicada à conservação e ao desenvolvimento sustentável dos recursos naturais, abrangendo diversos níveis de educação no Estado, seguindo as diretrizes propostas pelo Programa de Educação Ambiental Cearense (PEACE) e pela Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA).
Apoiar ações efetivas de educação ambiental florestal nos municípios do Estado, direcionadas a representantes de entidades responsáveis pela gestão do desenvolvimento local.
Promover cursos de educação ambiental florestal, visando à formação de agentes multiplicadores.