Reunião no CPTA de Paracuru discute estratégias ambientais

16 de setembro de 2010 - 14:31

Ontem (15), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria Florestal (Coflo), realizou reunião no Centro de Promoção Turística e Ambiental (CPTA) de Paracuru, com membros dos grupos Mangue Vivo (Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade de Federal do Ceará-Paracuru) e Manguezal, Povos e Mares (Riacho Doce). O encontro teve como objetivo apresentar para as equipes o novo gerente da Área de Proteção Ambiental (APA) das Dunas de Paracuru, João Davi.

A reunião, que foi mediada pela gerente da APA da Lagoa de Jijoca da autarquia, Raphaela Ribeiro, foi uma oportunidade também de aproximar os grupos da Semace e alinhar estratégias para as atividades no CPTA. Na ocasião, os participantes discutiram a reativação do conselho gestor da APA do Rio Curu, as problemáticas atuais em torno dela, além das questões voltadas para o meio ambiente e preservação ecológica da região.

Por determinação do Ministério Público (MP), o CPTA de Paracuru está sendo devolvido para o Governo do Estado. Através da Semace, o centro deverá trabalhar com atividades de educação ambiental. De acordo com a técnica da instituição, Raphaela Ribeiro, no local, as equipes Mangue Vivo e Manguezal, Povos e Mares, formadas por jovens de 12 a 17 anos, contam com uma sala direcionada para a realização de suas ações.

O encontro contou com a participação de representantes da Prefeitura de Paracuru, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ONG Eco-Ação e Associação dos Pescadores da Barra.

Ana Luzia Brito