Semace implanta sistema de avaliação para servidores

30 de julho de 2010 - 15:41

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em parceria com a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), dá início à implantação do Sistema de Avaliação e Desempenho dos novos servidores da casa nesta segunda-feira (2). A intenção é estabelecer critérios objetivos para cálculo da Gratificação de Desempenho Ambiental (GDAM) dos colaboradores concursados quando alcançadas metas estabelecidas pela superintendência.

De acordo com o assessor de desenvolvimento institucional da Semace, Edson Alves, serão definidos dois tipos de metas para se fazer a avaliação: metas institucionais e metas individuais. As primeiras decorrerão basicamente da Matriz de Gestão por Resultado (GPR). As individuais serão pactuadas entre o colaborador e seu superior. “Essa avaliação é uma ferramenta extremamente necessária para se mensurar o nível de eficiência do serviço público na gestão ambiental”, explica. Além disso, com a avaliação, também será possível analisar critérios para promoção.

O Sistema de Avaliação e Desempenho é regido pelo decreto estadual nº 29.774, de 5 de junho de 2009, o qual regulamenta a GDAM. A gratificação foi instituída pela Lei nº 14.344 (que criou os cargos de Gestor e Fiscal Ambiental) e é voltada para a gestão de qualidade dos recursos ambientais. As atividades para implantar a avaliação serão elaboradas e divulgadas internamente pela Assessoria de Desenvolvimento Institucional (Adins) da Semace. “Daí por que necessitamos do engajamento maciço de cada colaborador e gestor na implantação desse sistema”, informa Alves.

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace
3101-5554