Semace fiscalizou mais de 1300 postos de serviços e lava-jatos

20 de novembro de 2009 - 14:58

Ações de monitoramento seguem até dezembro

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) já fiscalizou 1.348 postos de serviços e lava-jatos em todo o Estado em 165 dos 184 município, 90% das cidades. Do total, 200 destes estabelecimentos foram autuados por estarem em desacordo com as normas estabelecidas pela Semace. Com as ações de fiscalização, os riscos de contaminação dos lençóis freáticos por óleos e produtos de limpeza utilizados na lavagem e manutenção de veículos é minimizado.

Segundo a gerente do Núcleo de Análise e Monitoramento da Semace (Nuam), Magda Kokay, a conclusão dos trabalhos em todos os municípios está prevista para a primeira quinzena de dezembro. As ações foram iniciadas em junho deste ano e visam verificar a adequação destes estabelecimentos às normas ambientais, conferindo regularização de documentos de funcionamento, localização, existência de estação de tratamento (caixas separadoras de água e óleo) etc.

Em Fortaleza foram vistoriados 322 postos de serviços sendo que, em 31 do total, foi lavrado Auto de Constatação por irregularidades. Na Capital os lava-jatos são fiscalizados pela Secretaria do Meio Ambiente do Município (Semam). As ações também já passaram por toda a Região Metropolitana de Fortaleza.

Embora o número de autos ainda não seja o ideal para o meio ambiente, Magda Kokay, avalia que a situação progrediu bastante de dois anos para cá. “Esse trabalho foi iniciado em 2007 somente com os postos de serviço. No início, todos os estabelecimentos foram autuados e, por isso, tivemos que fazer mais um trabalho educativo do que de fiscalização”, afirmou. De acordo com Kokay, depois do resultado insatisfatório de 2007, os técnicos passaram a distribuir um modelo de caixa separadora de água e óleo nos postos. “Fizemos até mesmo um protótipo para ajudá-los a fazer um tratamento na água antes de lançá-la na rede de esgoto”, lembrou.

Os resultados em relação às análise dos efluentes foram animadores: somente os laudos emitidos pela Semace nos postos passaram de 57 (2007) para 200 (2008), o que comprova o aumento no interesse dos estabelecimentos sobre os seus resíduos. Em 2009, a meta é dar maior enfoque ao monitoramento dos lava-jatos com relação à implantação do sistema de tratamento das águas residuárias oriundas da lavagem de veículos, com ações mais educativas e orientadoras.

Monitoramento em números
Postos de serviço – 1042
Lava-jatos – 306 (RMF e Interior, menos a Capital)
Municípios fiscalizados – 165
Municípios não-fiscalizados – 19
Início dos trabalhos – 15 de junho
Previsão de término – 15 de dezembro

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace