Semace colabora na conscientização ambiental durante a Feira da Música

24 de agosto de 2009 - 14:58

Visando disseminar a conscientização ambiental nos mais diversos públicos, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) esteve presente com um stand institucional na Feira da Música, realizada de 19 a 22 de agosto, em Fortaleza. Na ocasião, foram distribuídas mais de 500 sacolas veiculares e material informativo, focando principlamente na coleta seletiva, além de outros assuntos referentes ao meio ambiente.

Aliadas aos princípios e diretrizes da Semace, o grupo Gere – Grupo Especializado em Resíduos foi a grande parceria do evento tratando com importância da coleta seletiva. Previamente, Semace e Gere ministraram palestras sobre o tema no Shopping Solidário Bom Mix, Associação dos Moradores do Poço da Draga e Sebrae-CE. Durante a programação do evento, outras ações que ressaltaram o incentivo à responsabilidade ambiental, distribuindo lixeiras de coleta seletiva em espaços estratégicos da Feira, visando o direcionamento adequado dos resíduos sólidos gerados no local.

Para o José Quaresma, vocalista da banda Validuaté, que marcou presença no stand da Semace na quinta-feira (20), o trabalho de disseminação da educação ambiental tem grande importância para as diversas áreas da sociedade. Para ele, a idéia deveria ser absolvida também pelos produtores de eventos musicais em geral. “Seria bom se os produtores de shows atentassem mais para o trabalho da reciclagem porque a gente percebe que, depois de cada show, muitos copos e garrafas ficam acumulados nos espaços”, comentou. A banda também se apresentou na festa de encerramento da Feira da Música, no sábado dia 22, no Órbita. No local a Semace também distribuiu 200 sacolas veiculares, com o intuito de conscientizar o público presente a não jogar lixo nas nas ruas e vias do município.

No dia 20 (quinta-feira), foi a vez do conjunto piauiense Roque Moreira expor a questão ambiental através da apresentação musical realizada com instrumentos de percussão feitos de materiais reciclados e reutilizados. Segundo do vocalista Daniel Hulk, a banda surgiu em 2001 e começou a confeccionar seus próprios instrumentos como forma de expressão musical e cultural. “A gente queria que o som tivesse a nossa cara, misturando regional, baião, xote, boi com rock, reggae e soul”, comentou. Para o baixista Bai Bai, o que começou como expressão e alternativa de economia, acabou despertando o respeito dos integrantes da banda pelo meio ambiente. “Com os anos vieram a consciência ambiental, além da questão do som”, afirmou.

A criatividade na construção de instrumentos trouxe vários benefícios para a banda. Em 2007 foi criada a Fábrica do Roque, iniciativa que preza pela harmonia do som com a qualidade ecológica e econômica, utilizando materiais reciclados e matéria-prima orgânica na construção personalizada de instrumentos de percussão. A Fábrica funciona como um ateliê, no qual os próprios músicos constroem djambés, derbaks, caxixis, xequerês, reco-recos, agogôs de castanha, além do inusitado “contrabalde” que, utilizando tábuas de madeira, corda e um balde comum, produz o som de um contrabaixo. De acordo com o músico Pacovan, o material colhido na natureza, como bambu, cabaça e jatobá, fazem parte de uma “pequena reserva” mantida pelo grupo. “Para cada material que a gente retira da natureza, a gente replanta duas árvores”, explicou.

Durante a programação da Feira, cerca de 3.000 pessoas passaram pelos 65 standes localizados no Sebrae-CE e outras 15.000 que transitaram pelos cinco palcos do VIII Encontro Internacional da Música, espalhados pelo Centro Dragão do Mar, Centro Cultural do Banco do Nordeste e no Shopping Solidário Bom Mix do Bom Jardim. O evento contou com a realização de workshops, oficinas, rodadas de negócios e painéis. A Feira da Música é uma realização da Associação dos Produtores de Discos do Estado do Ceará (Prodisc), com o apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Cultura, e o apoio institucional da Semace e seu programa de coleta seletiva.

Daniel Herculano e Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace