Semace participa de reunião em Aratuba

21 de agosto de 2009 - 14:54

Aconteceu ontem, dia 20, em Aratuba, na região do Maciço de Baturité, uma reunião onde foram discutidos assuntos relacionados ao Aterro Regional, com ênfase na importância da coleta seletiva de resíduos sólidos e a educação ambiental a ser implantada nos municípios que formam o Maciço de Baturité.

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), na figura de sua Superintendente Lúcia Teixeira, esteve presente no encontro que também contou com a participação do Secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo, da presidenta do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) Tereza Farias, da presidenta da Associação dos Municípios do Maciço de Baturité (Amab) – e também prefeita de Aracoiaba – Marilena Campelo, do Coordenador Regional da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) Germano Fonteles, do prefeito de Aratuba – e anfitrião – Júlio Cesar, entre outros prefeitos, secretários e a sociedade em geral interessada nos assuntos tratados.

Abrindo a reunião, o Secretário Cartaxo falou da importância dos três temas em debate e destacou que “todos os munícpios que optarem por solucionar o problema de resíduos sólidos, nós temos autorização para resolver. E para isso, temos de pensar na coleta seletiva antes com um plano de diagnósticos, para depois fazer a coleta acompanhada da educação ambiental.” E completou dizendo que “através de parcerias com os municípios vamos construir juntos uma política de educação ambiental.”

Em seguida a Superintendente Lúcia Teixeira falou um pouco sobre a necessidade do Aterro Regional do Maciço de Baturité, ressaltando “que o projeto só vai se materializar se houver uma licença ambiental, por isso temos de fazer antecipadamente os estudos ambientais, para que não ocorram possíveis erros em sua construção.” Sobre a coleta seletiva foi enfática: “É uma solução! O governo tem legislado e precisamos trabalhar antes com a educação ambiental para que a coleta seletiva efetivamente funcione. Temos vários programas na Cordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), e podemos preparar pessoas aqui da região para se tornarem multiplicadores, começando pelos agentes públicos municipais, e depois para a população em geral.” E complementando o mesmo pensamento, Rosimeire Felício, coordenadora do Cordenadoria Florestal (Coflo), disse que “esse tipo de projeto precisa ser levado a todos os níveis da sociedade, e nós estamos disponíveis para contribuir com a preservação do meio ambiente através da educação ambiental e da coleta seletiva.”

Por fim, foi solicitado pela AMAB uma nova reunião com a presença da Secretaria das Cidades, Funasa, Semace, Conpam e os prefeitos da região, para oficialização do projeto do Aterro Regional, para que, a partir do fato, as devidas providências possam ser tomadas.

Daniel Herculano
Assessoria de Comunicação – Semace