Turismo e meio ambiente é tema de audiência pública no Governo Itinerante em Beberibe

6 de abril de 2009 - 13:41

06/04/2009 – SEMACE/ASCOM

No último sábado, 04, o governador do Ceará, Cid Gomes, participou de uma audiência pública no município de Beberibe, Litoral Leste, cujo tema era “Turismo e meio ambiente”. A ação, realizada na Escola de Ensino Fundamental e Médio Desembargador Pedro de Queiroz, fazia parte do Governo do Ceará na Minha Cidade, que leva a sede administrativa estadual para alguma cidade do interior, onde são oferecidos diversos serviços à população.

Na ocasião, participaram junto ao governador da audiência pública o titular da Superintendência Estadual do Meio Ambiente, Herbert Rocha, a presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, Tereza Farias, o secretário de Turismo, Bismark Maia, o presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ivan Bezerra, o procurador-geral do Estado, Fernando Oliveira, e o prefeito de Beberibe, Odivar Facó.

Cid Gomes começou falando da necessidade que temos de pensar em fazer turismo ligado ao meio ambiente, de forma responsável e sempre buscando o desenvolvimento sustentável, pois é preciso pensar na preservação da natureza, mas também na sobrevivência de um cidadão que depende do seu emprego para sustentar sua família.

Logo em seguida, o governador respondeu a vários questionamentos feitos pela população presente. Ao ser questionado por uma política voltada para os resíduos sólidos, Cid Gomes falou do incentivo que o governo dá aos municípios que buscam substituir seus lixões por aterros sanitários. “O Estado possui uma lei que autoriza a transferência de ICMS para as cidades que investem nessa área”, afirmou.

O governador anunciou a compra de novos equipamentos que serão de grande valia na intensificação das vistorias. “Temos que ter muito cuidado com a questão ambiental. A Semace está reforçando sua presença na Região, o Estado já está providenciando a compra de um helicóptero para que ela possa aumentar suas atividades de fiscalizações”, informou.

No decorrer do evento, governador e secretários presentes realizaram a entrega de 245 certificados para candidatos aptos a participar do Programa Carteira de Motorista Popular, 40 certificados do Curso de Brigada de Incêndio, 3500 livros do Projeto Biblioteca Cidadã à biblioteca de Beberibe, tratores do Projeto São José promovendo a mecanização agrícola para municípios da Região, 93 cartões do Programa Bolsa Esporte a atletas do Litoral Leste, diplomas dos cursos de formação técnica e arbitragem nas modalidades de atletismo, Basquete, Futsal, Futebol, Handbol e Voleibol.

Além disso, Cid Gomes assinou dois termos de adesão. O primeiro foi para o Projeto Primeiro Passo, que beneficia os municípios de Beberibe, Aracati, Cascavel, Eusébio, Fortim, Horizonte, Icapuí,Itaiçaba, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Pacajus, Russas, e Tabuleiro do Norte. O outro termo foi voltado ao projeto Criando Oportunidades para a realização de um curso para qualificação de 25 trabalhadores beneficiando os municípios de Beberibe, Aracati, Cascavel e Itaiçaba. Para finalizar, firmou um termo de compromisso do Programa de Atenção Integral à Família para o fortalecimento do PAIF de Beberibe com um investimento de cerca de R$ 1 milhão.