Carregamento ilegal de estacas é apreendido no Cariri

2 de dezembro de 2008 - 14:42

02/12/2008 – SEMACE/ASCOM

Técnicos da Unidade Regional da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), no Cariri, sul do Estado, apreenderam na última quarta-feira, 26 de novembro, cerca de 70 m/st (setenta metros estéreos) de estacas das espécies Sabiá (Mimosa Caesalpiniaefolia) e Jurema Preta (Mimosa Tenuiflora). A matéria-prima de origem florestal estava sendo transportada ilegalmente em uma carreta bi-trem.

A apreensão ocorreu depois que agentes do posto fiscal da Secretaria da Fazenda, de Ipaumirim, desconfiaram da origem do carregamento e imediatamente comunicaram a Semace, que enviou uma equipe, juntamente com policiais do 2º pelotão do Comando da Polícia Militar Ambiental (CPMA), para averiguarem a situação, confirmando in loco a ilegalidade.

Na ocasião, foi lavrado o Auto de Constatação e o Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO. Em seguida, o veículo foi escoltado até o pátio de apreensões da Unidade Regional da Semace, no Crato, onde o material foi descarregado e o motorista prestou maiores esclarecimentos por meio de Termo de Audiência. Agora, os trabalhos serão no sentido de localizar o desmatamento de onde foram extraídas as estacas, para que sejam tomadas as devidas providências.

Transportar, armazenar, bem como utilizar matéria-prima de origem florestal à margem da legislação ambiental é crime previsto no Parágrafo Único do art. 46 da lei Federal nº 9.605/98. Qualquer cidadão pode denunciar desmatamentos, queimadas e transporte de matéria-prima de origem florestal ou qualquer outro crime ambiental com segurança e sigilo através do nosso Disque Natureza: 0800-2752233 ou através do nosso site.