Termo de Cooperação é assinado para fiscalizar o uso da água

27 de agosto de 2015 - 11:08

Qui, 27 de agosto de 2015, 11h00

Representantes da Sema, Semace, SRH e Cogerh assinaram, na manhã desta quarta-feira (26/08), na Secretaria do Meio Ambiente, um Termo de Cooperação para fiscalizar o uso da água nos principais reservatórios do estado do Ceará, sobretudo nas bacias do Jaguaribe e Castanhão que distribuem água para a região do Vale do Jaguaribe e Região Metropolitana de Fortaleza, respectivamente.

 

Ficou definido que a operação será executada em setembro, outubro, novembro e dezembro, meses que registram o maior consumo de água por conta da evaporação. A primeira reunião de trabalho técnico, para definir o plano de ação, ocorrerá nesta quinta-feira, às 8 horas, na Sema.

 

A reunião de hoje, quarta-feira, foi coordenada pelo secretário Artur Bruno, que idealizou o encaminhamento do termo de cooperação. “A Sema e todos os órgãos que gerenciam os recursos hídricos estão unidos quanto ao uso mais eficiente e racional da água”, colocou Bruno.

 

O superintendente da Semace, Ricardo Araújo, disponibilizou além dos técnicos do setor de fiscalização, o uso do helicóptero, com sobrevôos nas áreas onde foram detectados uso irregular da água. O secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, fez uma explanação sobre o gerenciamentos das águas no estado do Ceará, afirmando que é preciso ter uma atenção redobrada no sentido de economizar água sem prejudicar o consumo humano e o agronegócio.

“Acabamos de assinar um Termo de Compromisso entre a Sema, Semace, Cogerh e Secretaria de Recursos Hídricos para podermos desenvolver uma intensa fiscalização do uso dos recursos hídricos, como também na conservação e preservação dos nossos rios, dos nossos mananciais, numa grande parceria entre esses quatro órgãos”, comentou Teixeira.

EFEITO ONDA

Com a falta de chuvas e crescente queda do volume de água do Castanhão, principal reservatório do estado, a Cogerh já vem monitorando a distribuição de água, usando o recurso do efeito onda, que regulariza a vazão da água, gerando uma economia de 20%. Esta economia garante o fornecimento de água para a região do Jaguaribe e região metropolitana de Fortaleza, mesmo que haja seca no ano de 2016.

Observações:

 

O rio Jaguaribe é o rio com a maior bacia hidrográfica do Ceará, possui uma bacia hidrográfica de 75 mil Km² que ocupa mais de 50% do estado.

As principais atividades que contribuem com mais uso de água, naquele estuário, são as plantações de arroz e capim e as fazendas de camarão.

 

Fonte: Ascom da Sema