Semace emite licenças que autorizam início das obras de dois parques eólicos em Itarema

2 de fevereiro de 2016 - 14:34

Ter, 2 de fevereiro de 2016, 14h34

Duas centrais geradoras de energia eólica na localidade de Patos, no município de Itarema, receberam as licenças de instalação da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Diretoria de Controle e Proteção Ambiental (Dicop). Os documentos, que autorizam o início das obras, foram assinados nesta segunda-feira (1) pelo titular da autarquia, José Ricardo Araújo. As licenças têm validade de três anos.

Em funcionamento, os parques terão capacidade de produzir até 46 megawatts (MW), através de 23 aerogeradores, cuja potência nominal é de dois MW. O Pedra Cheirosa I receberá 11 torres, em 284,5 hectares (há). Já o Pedra Cheirosa II será composto por 12, ocupando uma área de 469,5 ha. As duas centrais são projetos da empresa CPFL Renováveis.

A emissão das licenças de instalação foi aprovada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) em sua reunião ordinária do último mês de outubro. Com 17 votos a favor e apenas uma abstenção, o colegiado se mostrou a favor da liberação do documento pela Semace ao empreendimento. Após concluídas as obras de construção dos dois parques, a empresa deverá solicitar à Superintendência a licença de operação para, a partir da concessão, dar início à produção de energia.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov