Semace apresenta sistema de monitoramento de recursos hídricos do Estado em Brasília

28 de junho de 2016 - 11:53

Ter, 28 de junho de 2016, 11h50

Em Brasília, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) debateu sobre o projeto de estruturação, modernização e padronização da Rede Hidrometeorológica Nacional da Agência Nacional de Águas (ANA), em reunião na sede da agência nesta segunda-feira (27). Na oportunidade, o gerente de Controle e Proteção Ambiental (Gecon), Carlos Alberto Mendes, representou a autarquia e falou sobre o monitoramento em todas as bacias do Estado do Ceará, em cerca de 93 pontos de coleta. “Ratificamos a modelo proposto por eles”, disse.

Mendes também discorreu sobre experiências da Semace em relação aos recursos hídricos do Estado, destacando a contribuição do órgão ambiental a respeito da construção dos objetivos e metodologia adotados na atual gestão. “O momento foi oportuno porque ressaltamos a importância das estações de monitoramento visto que, atualmente as leituras de alguns parâmetros são manuais. Com novas estações, esses procedimentos serão online e em tempo real. Isso aumentará a confiabilidade dos dados”, informou o gerente da superintendência.

Também participaram do encontro representantes Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) e Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Saiba mais

A ANA é responsável pela coordenação das atividades desenvolvidas no âmbito da Rede Hidrometeorológica Nacional, composta de 4.633 estações pluviométricas e fluviométricas, onde se monitoram o nível e a vazão dos rios, a quantidade de sedimentos e a qualidade das águas. A Rede monitora 2.176 dos 12.978 rios cadastrados no Sistema de Informações Hidrológicas da ANA.

Essas informações são fundamentais tanto para a tomada de decisões de gerenciamento de recursos hídricos por parte da ANA como para o desenvolvimento de projetos em vários segmentos da economia que são usuários da água, como: agricultura, transporte aquaviário, geração de energia hidrelétrica, saneamento, aquicultura.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov

*Com informações do site da ANA