Poluição sonora é tema de palestra na Semace

9 de dezembro de 2009 - 14:57

Na tarde desta terça-feira, 8, no auditório Régia Nântua, na sede da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em Fortaleza, o técnico Alexandre Pinto, químico industrial do órgão, ministrou uma palestra com a temática “Poluição Sonora”. O público alvo do encontro era formado por servidores e terceirizados da casa, tendo como objetivo auxiliá-los em futuras operações de combate a esse problema.

Alexandre Pinto fez uma explanação geral sobre o assunto, desde os efeitos maléficos ao homem à legislação cumprida. Por exemplo, dependendo do nível de decibel – dB(A), unidade de medição utilizada mundialmente, o efeito sonoro pode ocasionar diversos problemas de saúde no ser humano, como surdez, aumento na produção de hormônios na tireóide, contração de vasos sanguíneos, náusea, dor de cabeça, irritabilidade, dentre outros.

Quanto à legislação adotada, o técnico da Semace citou a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente Nº 01, de 8 de março de 1990, que baseia-se pelas normas NBR 10151/2000, que estabelece padrões para atividades industriais, comerciais, sociais, recreativas e, inclusive, propagandas políticas, e a 10152/1987, que fala sobre os limites para áreas habitadas, visando propiciar conforto à comunidade. Ambas são da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação – Semace