Ouvidoria da Semace atinge pontuação máxima em avaliação do Governo do Ceará

6 de março de 2014 - 17:13

06/03/2014

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) atingiu pontuação máxima na avaliação de desempenho das ouvidorias de todas as instituições da administração pública estadual referente ao trabalho desenvolvido no ano de 2013. O resultado foi divulgado no dia 28 de fevereiro pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado. Ao todo, 65 ouvidorias foram avaliadas nesse processo. Além da Semace, apenas mais 10 conseguiram atingir 100% dos pontos em cada critério.

Cinco aspectos foram levados em consideração para avaliar o trabalho de cada um. São eles: Resolutividade das demandas dentro do prazo de 15 dias, podendo ser prorrogado por igual período; pontualidade no envio dos relatórios semestrais; infraestrutura da ouvidoria para ofertar um atendimento de qualidade ao público; composição da equipe; e ações inovadoras.

A Semace participou na categoria Tipo 2, nas quais estavam as ouvidorias que recebem entre 151 e 500 manifestações. Na Tipo 1 estão as que registram até 150 e na 3 as que ultrapassam as 500. Ressalte-se que esses números têm que ser referentes à demanda semestral de cada pasta do Governo do Ceará.

Nos seis primeiros meses de 2013 a ouvidoria da Semace recebeu 412 manifestações. Já no segundo semestre, esse número sofreu uma pequena diminuição, chegando a 384. A principal ferramenta utilizada pela sociedade para registrar suas manifestações na Superintendência foi a internet, usada em aproximadamente 90% dos casos. Em seguida vem o telefone e a forma presencial. Essa última de maneira bem tímida, com apenas duas ocorrências no primeiro semestre. Se for de interesse do cidadão, seu registro pode ser feito anonimamente.

A ouvidoria da Semace é comandada, atualmente, pela servidora da casa e engenheira agrônoma, Maria do Socorro Araújo Teixeira, tendo como substituta a também servidora Sônia Sousa e a colaboração de Valéria Bezerra. O telefone para contato é o (85) 3101-5520, estando disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17 horas. Há, também, o e-mail ouvidoria@semace.ce.gov.br.

Além desses canais de comunicação junto à Semace, o cidadão pode se manifestar através do Sistema de Ouvidoria do Estado do Ceará, através do número 155. Para atendimento especial (de preferência idoso ou deficiente) tem o 0800-275-0022. Ambos funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17 horas. Pela internet o interessado pode acessar o endereço eletrônico http://sou.cge.ce.gov.br/inicialPublico.seam.

Fhilipe Augusto