Programa Fumaça Preta

 

O Programa Fumaça Preta se propõe a efetuar o controle da emissão de fumaça pelos veículos automotores do ciclo diesel que circulam no Estado do Ceará, através de blitzes nos principais corredores de tráfego.

 

A fumaça preta ocorre nos veículos a diesel, e a coloração escura indica que o combustível não está sendo queimado. A fumaça preta é, na verdade, o carbono pulverizado, é como o diesel fica quando está muito quente mas não tem oxigênio suficiente para sua combustão. Ou seja, a fumaça preta é o que acontece quando não há ar suficiente para queimar o combustível.

 

O Programa conta com técnicos da Geamo e da Coordenadoria de Fiscalização da Semace, em blitzes, para vistoriar transportes alternativos (Topic´s), caminhões, ônibus intermunicipais e veículos particulares, movidos a diesel, em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC), Companhia de Policiamento Rodoviário do Estado do Ceará (CPRV), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

 

Certificado de Índice de Fumaça.
A equipe técnica do Programa também emite o Certificado de Índice de Fumaça, documento necessário para o licenciamento de empresas de coleta, transporte e destinação final de resíduos.