Jericoacoara: Semace esclarecerá empresários e moradores sobre crimes ambientais

19 de fevereiro de 2018 - 11:44 # # # #

programa_jeri

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participará da campanha Abraço Jeri e Cuido do Meio Ambiente, que acontece a partir de hoje (19/02), na vila de Jericoacora. A campanha é uma ação conjunta de órgãos estaduais que lidam com o meio ambiente, incluindo o Ministério Público, além do ICMBio e da prefeitura de Jijoca de Jericoacoara. O objetivo é sensibilizar empresários e moradores para o descarte adequado do esgoto e para o uso responsável da água. A primeira fase da campanha é educativa. Em março, os infratores começarão a ser punidos.

Nesta quarta-feira (21), diretores e técnicos dos órgãos públicos se encontrarão com empresários e vereadores. Na quinta-feira (22), será a vez de conversar com os moradores. A Semace será representada pela diretora de Fiscalização, Carolina Braga. “Minha função é explicar o papel da Semace em defesa dos atributos ambientais de Jericoacoara”, explicou a diretora. “Vou destacar nosso compromisso com a população local e com o turismo, esclarecendo a importância do controle do esgoto produzido pelas inúmeras atividades da vila”, continuou.

A partir de março, a Semace manterá equipes de fiscais em Jericoacoara, num esforço que se estenderá por todo o primeiro semestre. Inicialmente, as ações visarão a coibir a poluição decorrente de esgoto.“Responsáveis por causar poluição na vila de Jeri serão autuados e poderão ter seus empreendimentos embargados”, alertou Braga. Na segunda etapa, o foco será a ausência de ligação à rede coletora do esgoto. “Vamos notificar para que todos se liguem a rede disponível e, decorrido o prazo de 90 dias, aplicar as multas aos que permanecerem irregulares”, concluiu.

Alberto Perdigão
Twitter: @Semace