Emitida licença para ampliação da pista do Aeroporto de Fortaleza

6 de fevereiro de 2018 - 19:25 # #

licenca_aeroporto

O governador Camilo Santana entregou, nesta terça-feira (6), a licença ambiental de instalação para a ampliação da pista de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional Pinto Martins. O documento foi entregue a representantes da Fraport Brasil S/A, empresa que administra o aeroporto. A obra de 210 metros de prolongamento dará mais segurança aos novos voos nacionais e internacionais, que farão de Fortaleza um ponto de conexão importante do Brasil e da América do Sul com a Europa e os Estados Unidos. O aumento das áreas de taxiamento das aeronaves também está no projeto.

A licença emitida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) autoriza o início da obra. A validade da licença é de dois anos, podendo ser renovada automaticamente, desde que o interessado protocole o pedido de renovação até 60 dias antes do fim do prazo. De acordo com a autorização, o Aeroporto Internacional Pinto Martins está inserido no Remanescente do Bioma Mata Atlântica. Está fora de Unidades de Conservação da Natureza (UC) e fora de terras indígenas e quilombolas demarcadas pela Funai e pelo Incra, respectivamente.

Ampliação

“A pista é uma expansão de capacidade para voos internacionais”, afirmou o diretor de Relações Institucionais da Fraport, Leonardo Xavier. Ainda não há uma data exata para o início da ampliação. “Nós vamos começar a fazer os trabalhos agora, as prospecções, vamos cumprir os prazos sem dúvida alguma”, assegurou. A obra de ampliação da pista correrá em paralelo à obra de reforma da estação de passageiros do aeroporto, que é outro compromisso da Fraport. A licença emitida para a estação está em vigor.

Novos voos

O aeroporto de Fortaleza opera com 110 voos por dia. De acordo com o secretário do Turismo, Arialdo Pinho, a partir de junho, a Gol colocará mais 21 voos e a Latam mais 16 voos nacionais diários. “Entre os internacionais, até o dia 6 de novembro, nós vamos completar 43 voos semanais internacionais”, informou o secretário. “A Latam fará Miami, a Gol terá voo para Miami diário, para Orlando diário, a KLM com três voos para Amsterdã e a Air France com três voos para Amsterdã”, adiantou.

Entenda a obra

– Atualmente, o Aeroporto Internacional de Fortaleza possui uma pista de pouso e decolagem (com orientação 13/31), com 2.545 metros de comprimento e 45 metros de largura. As intervenções previstas na Cabeceira 13 correspondem à extensão da pista para um comprimento total de 2.755 metros.

– Foram previstas faixas de área pavimentada com as dimensões de 60 x 60 metros para a Cabeceira 13 e de 60 x 45 metros para a Cabeceira 31, que reduzem o efeito erosivo dos jatos de ar da aeronave (jet blast). Antes da nova pavimentação, serão realizadas obras de terraplenagem e de drenagem.

O que diz a licença

– A Fraport deverá submeter à prévia análise da Semace qualquer alteração no projeto licenciado e apresentar à Semace, anualmente, o Relatório de Acompanhamento e Monitoramento Ambiental. Empresa fica obriga também a publicar o recebimento da licença, a afixar, no local do empreendimento, placa indicativa do licenciamento, e a comunicar à Semace, no caso de encerramento, desistência ou suspensão das atividades.

– A Semace, mediante ação motivada, poderá modificar os condicionantes e as medidas de controle e adequação, suspender ou cancelar esta licença em casos de violação ou inadequação de quaisquer condicionantes ou normas legais, omissão ou falsa descrição de informações relevantes que subsidiaram a expedição desta licença, e/ou graves risco ambientais e de saúde. A obra fica sob permanente fiscalização da autarquia.

Alberto Perdigão
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov