Reabilitação de Áreas em Processo de Desertificação

11 de novembro de 2010 - 09:58

Justificativa
No Estado do Ceará, existem 117 municípios totalmente inseridos no semi-árido, representando 92% de seu território.

Conforme Convenção Internacional de Combate a Desertificação, o termo ‘desertificação’ deve ser entendido como a degradação da terra nas zonas áridas, semi-áridas e sub-úmidas.

A proposta desta meta é apresentar ações que viabilizem o controle e combate aos fatores antrópicos responsáveis por processos causadores de desertificação, garantindo a proteção e ordenamento do uso dos recursos naturais.

Objetivo
Promover a reabilitação de áreas em processo de desertificação no Estado do Ceará.
Meta
Reabilitar 80.000 ha de áreas em processo de desertificação com a previsão de 20.000 hectares por ano.
Estratégias de Ação
Adotar uma área dentro do município de Irauçuba como área piloto para aplicação de medidas de conteúdo conservacionista com vista à recuperação de áreas em processo de desertificação.
Realizar seminários e fóruns envolvendo a sociedade civil organizada, para difusão de ações voltadas ao combate à desertificação.
Fomentar ações de recuperação de áreas degradadas sujeitas ao processo de desertificação.
Celebrar convênios com agências financiadoras para execução de recursos objetivando viabilizar as ações de recuperação de áreas degradadas no Estado.
Recuperar 80.000 hectares de áreas degradadas nas macroregiões de Sobral/Ibiapaba e Sertão de Inhamuns.
Promover a Extensão Florestal envolvendo temas relacionados a questões ambientais, em especial ao combate à preservação dos efeitos causadores da desertificação.
Firmar parceria com organizações governamentais e não governamentais a fim de promover o treinamento dos produtores rurais sobre práticas de conservação do solo e da utilização da água, melhorando o nível de entendimento sobre as tecnologias adequadas, a utilização racional dos recursos naturais e conseqüentemente, propiciando o controle da desertificação e o aumento da produtividade e da renda.