Atualização do Diagnóstico Florestal

11 de novembro de 2010 - 09:47

Justificativa
Os dados referentes ao diagnóstico do setor florestal do Ceará estão defasados cerca de 13 anos.

Esta realidade proporciona conseqüências negativas para a política florestal do Estado em virtude da ausência de informações atualizadas sobre o que ainda existe de cobertura florestal e o nível atual de consumo dos produtos florestais, possibilitando a definição de setores com maior ou menor pressão sobre estes recursos dentro do Estado.

O levantamento e atualização destes dados permitirão uma atualização no diagnóstico florestal do Ceará, assim como fornecerá uma base de dados confiável a ser utilizada para definição de futuras áreas para o monitoramento constante e também detecção de áreas propícias à conservação ou preservação na forma de Reservas Ecológicas, Parques ou Florestas Nacionais.

Objetivo
Atualizar o Diagnóstico Florestal do Estado mediante a execução das atividades de mapeamento da vegetação florestal e do levantamento da dinâmica dos produtos florestais (consumo, fluxo e sua importância sócio-econômica).
Meta
Atualizar o diagnóstico florestal em todo o território cearense no prazo máximo de 15 meses.
Estratégias de Ação
Mapear a cobertura florestal do Estado do Ceará
Transformar em arquivos digitais, 64 cartas (mapas) de vegetação, no recorte de cartas topográficas (escala 1:100.000), elaboradas durante o mapeamento da cobertura florestal para o diagnóstico florestal de 1993, através da digitalização e inserção das mesmas em software específico de geoprocessamento (SIG), com a finalidade de comparação com os dados atualizados.
Mapear a vegetação florestal através da interpretação de imagens de satélite atualizadas, elaborando 64 cartas de vegetação no recorte de cartas topográficas na escala 1:100.000.
Comparar os dados referentes ao mapeamento realizado em 1991 com os dados obtidos durante a execução do programa.
Elaborar o relatório técnico referente ao mapeamento realizado no ano de implantação do programa.
Levantar a dinâmica dos produtos florestais
Realizar o levantamento do consumo e fluxo de produtos florestais através de amostragem de campo e pesquisas no órgão de energia estadual e nos dados censitários do IBGE e do IPLANCE.
Realizar o levantamento da importância sócio-econômica dos produtos florestais através de amostragem de campo e pesquisas no órgão de energia estadual e nos dados censitários do IBGE e do IPLANCE.
Elaborar o relatório técnico referente ao levantamento de consumo, fluxo e importância sócio-econômica dos produtos florestais realizado no ano de implantação do programa.
Elaborar o relatório final
Elaborar o relatório de atualização do Diagnóstico do Setor Florestal baseando-se nos dados levantados com o mapeamento e levantamento do consumo e fluxo de produtos florestais e da sua importância sócio-econômica